O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

domingo, 4 de setembro de 2011

SNACK (refeição ligeira; lanche)




INTRODUÇÃO

Partindo-se do princípio de que o breakfast (café da manhã) é considerado a refeição mais importante para os norte-americanos, nas aulas de Inglês foi desenvolvido um trabalho que consistiu em ensinar os alunos do 6º ao 9º a pedirem alimentos para uma refeição como essa. Observando que a atividade foi desenvolvida no turno vespertino consideramos o termo snack como o apropriado, mas, na prática, os discentes aprenderam vocábulos comumente utilizados em um breakfast e a formular frases numa situação com essa.

Algumas turmas realizaram o trabalho em forma de piquenique.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Fixação de vocábulos específicos de um breakfast.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Trabalhar relações humanas;
• Comparar hábitos culturais de brasileiros e norte-americanos;
• Fixação de vocábulos da língua inglesa;
• Avaliação de oralidade e expressividade em inglês.


DESENVOLVIMENTO

O tempo necessário para desenvolvimento do presente trabalho foi de duas aulas.

Na primeira aula os alunos receberam informações sobre hábitos culturais dos norte-americanos relacionados à alimentação, aprenderam vocábulos comumente utilizados em um breakfast e a formular frases para uma situação como essa através de atividade oral e escrita.

Na segunda aula deu-se enfoque a prática. Assim, os alunos trouxeram alimentos para colocarem em comum. No início foi feito um momento de oração, tendo sido lido o texto bíblico que se encontra no evangelho de Mateus 14: 13-21 que trata da primeira multiplicação dos pães, enaltecendo o gesto da partilha, trabalhando relações humanas.

Durante o snack os estudantes utilizavam as expressões da língua inglesa aprendidas na aula anterior para esse momento.


CONCLUSÃO

Com a execução desse trabalho pode-se verificar que os alunos participaram efetivamente para o seu bom desenvolvimento, tendo aprendido os vocábulos estudados e, no final, compartilhado alimentos entre si de forma justa e fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário