EMEF “Dr. Renato Araújo Maia”
Profª Rosely Zimmer e Rosenilda Quinelato
1º Ano B Vespertino
Projeto Poesia
Justificativa:
Após sondagem observamos a necessidade de aproximar os alunos do texto poético, para que fossem estimulados a “brincar” de poetas (produção textual), onde a linguagem é pessoal e divertida e de fácil compreensão.
A poesia nas escolas não é muito explorada, pois a mesma é vista de forma avessa pelos alunos, não trazem consigo o saber de que "Poesia é vida, é arte". Devido essa percepção a respeito da falta de divulgação e conhecimento sobre literatura poética nas salas de aulas, tornou-se necessário que os alunos conheçam a riqueza que existe nos versos da literatura poética para que possam produzir textos, enriquecer-se como leitor e conhecer uma das mais ricas manifestações da língua.
Objetivos :
• Reconhecer a diversidade da literatura poética no Brasil;
• Valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário e lúdico, presente na produção poética;
• Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura poética, caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização da poesia;
• Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem poética, enfocando a rima como forma de “brincar” com as palavras;
• Promover uma aproximação do aluno com o universo poético;
• Discutir com os alunos esse universo poético, o que torna o conhecimento mais rico e diversificado;
• Elaborar textos poéticos;
• Confeccionar e ilustrar um livro de poesias;
• Organizar exposição de trabalhos;
• Pesquisa nas aulas de Informática sobre os poetas brasileiros;
• Vivenciar as poesias através de dramatizações;
Conteúdos Curriculares
• Leitura;
• Livros de poesias;
• Pesquisa;
• Informática.
Metodologia
• Pesquisas nas aulas de Informática;
• Propor aos alunos uma oficina de literatura, utilizando os poetas brasileiros como estudo;
• Desenvolver um projeto "Sarau de Poesias" para ser apresentado aos pais;
• Elaboração de textos poéticos;
• Confecção do livro de poesias da turma;
• Exposição (Sarau de Poesias).
Sugestão de Desenvolvimento:
Etapas Ações - Reescritas, leituras coletivas e individuais de poemas selecionados;
(Leitura da poesia As Borboletas de Vinicius de Moraes)
Varal de Poesias – Escolha dos primeiros dez poemas para primeira semana e assim sucessivamente;
(Varal de Poesias da nossa sala de aula)
Poemas divertidos para os alunos “brincarem” - Dramatização de poemas para vivenciarem as poesias.
(Dramatização de: As meninas de Cecília Meireles)
Poemas divertidos para interpretação e análise - Serão escolhidos diversos “poeminhas divertidos”, onde a interpretação (oral, ilustrada e escrita) terá destaque nas etapas do projeto, pois assim o aluno compreende o autor, se diverte e brinca com as palavras, conhecendo a estrutura textual que um poema exige.
(Alunos ilustrando o poema O Sapo Sapeca)
Escolha de livros para pesquisa - Cada aluno escolherá um livro para conhecer sua estrutura textual, ilustrações, rimas e outros aspectos da literatura poética, começando com poetas brasileiros.
(Baú de Poesias com diversos autores)
Escolha do poeta para pesquisa na aula de Informática - Pesquisar sobre o poeta - Os alunos, nas aulas de informática, irão pesquisar sobre os poemas de José Paulo Paes; Cecília Meireles; Vinicius de Moraes entre outros;
(Alunos buscando maiores informações sobre poetas brasileiros)
Escolha de tema para elaborar textos - Depois da pesquisa cada aluno escolherá um tema para elaboração do seu texto poético, observando as rimas, estrofes e versos.
Confecção do livro de poesia da turma - Os alunos, com os poemas já elaborados, confeccionarão as páginas do livro na aula de informática, ilustrarão de acordo com o tema, escolha da dedicatória e outros elementos que compõe um livro.
Exposição dos trabalhos - Finalizando o projeto, os alunos farão um Sarau de Poesias, onde os pais apreciarão seus poetas.
Avaliação
• Estrutura da pesquisa
• Participação
• Capricho e Organização do trabalho
• Apresentação
• Trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário