O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lendo com prazer

Projeto: Lendo com prazer

Tema: Lendo com prazer

Conteúdo: Leitura

Execução: E.M.E.F Barra do Córrego Grande e E.M.E.F Laurinda dos Anjos

Público – Alvo: 1° ao 5° ano Salas multisseriadas

Duração : Março a Dezembro

Pré – requisitos em termos de competências desenvolvidas pelos alunos, manuseio de livros literários.

Objetivos:

- Valorizar o livro como fonte de diversão, humor e aventura além de promover o desenvolvimento cognitivo.

- Incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade das crianças desde o início do ensino fundamental.

- Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo as histórias lidas.

Desenvolvimento: -Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questionar e transformar.

- Introduzir uma conversa informal privilegiando a literatura na escola. E para que seja descoberto este prazer, usaremos obra de variados autores.

Num segundo momento vamos realizar algumas atividades como literatura compartilhada, solicitar que as crianças dêem um novo final ou início á história lida, fazer textos coletivos, fazer releituras conjugando a linguagem com recitais, síntese, teatros.

- Elaborar fichas de acompanhamento de leitura.

Recursos: - Livros literários , Lápis , borracha , Folhas e uso do computador.

Avaliação: A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento das atividades.

 

vana 108 vana 110 vana 111 vana 112 vana 132 vana 148 vana 206

Relatório do projeto lendo com prazer

Tendo em vista as dificuldades apresentadas de leitura e escrita pelos alunos das escolas Laurinda dos Anjos e Barra do Córrego Grande foi desenvolvido pelas professoras Márcia e Vanusa atividades que estimulassem a leitura. Durante o curso Proinfo teve como atividade proposta um projeto, dessa forma as atividades já trabalhadas foram agregadas ao projeto : Lendo com prazer.

A literatura infantil é fundamental para a formação da criança. Ler e contar histórias é uma forma de desenvolver o gosto pela fantasia, incentivando aspectos que dizem respeito ao seu potencial criativo. Através dos livros já existentes na escola, teve como incentivo a biblioteca itinerante onde pode observar muita empolgação dos alunos, pois, tinham livros diferentes que estimulavam a curiosidade.

As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais ( livros, revistas, dicionários, entre outras) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que infuenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida.

As atividades desenvolvidas no decorrer da realização do projeto e que irão acontecer foram as seguintes: conversa informal sobre leitura, ler com prazer, história da feiurinha contada pela professora, reescrita da história, ilustração da história, história contadas pelos alunos, dramatização desenvolvidos pelos alunos, maquetes,dobraduras.

Houve , portanto, uma conscientização da importância da leitura, principalmente com livros sem escrita, pois esses livros desenvolvem a criatividade do aluno.

Vanuza e Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário