O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Projeto Semana da Pátria

EMEF “STANILAW ZUCOLOTO”

Disciplinas:Geografia, Língua Portuguesa, Matemática

Professores:Arilso Texeira Maria, Shirlei Tessarolo Vieira, Sheila Tessarolo.

Projeto: Semana da Pátria

Título: Independência – Uma construção diária.

Período: 03/09 a 03/10/2011.

Justificativa:

A Semana da Pátria é oportuna para despertarmos em nossos alunos a importância da independência e da participação da sociedade na construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, propomos uma reflexão sobre o fato histórico da independência do Brasil, os Símbolos da República do Brasil e da realidade da sociedade brasileira.

Objetivos:

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, os alunos deverão ser capazes de:

· Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

· Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;

· Cantar e interpretar o Hino Nacional;

· Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

Desenvolvimento:

07/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;

Refletir sobre a independência do Brasil Colonial e associar independência com a cidadania.

· Paródias - Pátria;

· Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;

· Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;

· 17:00 h - descimento da Bandeira Nacional.

03/09 - Sala de Informática: Turmas envolvidas - 6ªs anos - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;

Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.

04/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas 6ªs anos - Trabalhar a divisão política do Brasil. Microsoft Word;

05/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 7ªs anos - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;

Sala de Aula - Confecção de mapas: país, 6° e 7° anos;

Cidadania - a importância de conhecer a realidade da sociedade em que vive e de organizar socialmente e de votar - 7ª e 8ªanos.

06/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 8ªs anos – informações sobre a realidade social do povo brasileiro ( analfabetismo, desemprego e renda, déficit habitacional, média de escolaridade da sociedade, problemas ambientais e sociais urbanos. Microsoft Excel.

Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:

  • A construção social da pátria;
  • O cidadão comprometido com a sociedade;
  • A Independência é uma construção social. ;

.

Outras Atividades:

  • Concurso do Hino Nacional - Paródia;
  • Coro falado;
  • Slogan;
  • Poesias
  • Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
  • Interpretação de textos;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Charge;
  • Debates.

Sugestões para Debates:

  • Como vive a maioria dos brasileiros?;
  • Em que ações falta o patriotismo dos brasileiros?;
  • O voto como instrumento de exercer a cidadania.

Consolidação:

Turno Matutino:

Recursos da Informática Utilizados:

  • Microsoft Word
  • Paint
  • Microsoft Power Point
  • Microsoft Excel

Recursos Humanos:

  • Os professores de Geografia, Português e matemática;
  • Todas as turmas de 6ª a 8ª séries do turno matutin.

Avaliação:

Espera-se:

Que os alunos mudam suas visões e ações em relação ao patrimônio público;

Que os alunos dominem o significado do hino nacional.

Que os alunos percebam a importância da consciência individual e coletiva na construção de um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário