EMEF “STANILAW ZUCOLOTO”
Disciplinas:Geografia, Língua Portuguesa, Matemática
Professores:Arilso Texeira Maria, Shirlei Tessarolo Vieira, Sheila Tessarolo.
Projeto: Semana da Pátria
Título: Independência – Uma construção diária.
Período: 03/09 a 03/10/2011.
Justificativa:
A Semana da Pátria é oportuna para despertarmos em nossos alunos a importância da independência e da participação da sociedade na construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, propomos uma reflexão sobre o fato histórico da independência do Brasil, os Símbolos da República do Brasil e da realidade da sociedade brasileira.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, os alunos deverão ser capazes de:
· Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
· Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
· Cantar e interpretar o Hino Nacional;
· Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
07/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
Refletir sobre a independência do Brasil Colonial e associar independência com a cidadania.
· Paródias - Pátria;
· Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
· Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
· 17:00 h - descimento da Bandeira Nacional.
03/09 - Sala de Informática: Turmas envolvidas - 6ªs anos - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
04/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas 6ªs anos - Trabalhar a divisão política do Brasil. Microsoft Word;
05/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 7ªs anos - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, 6° e 7° anos;
Cidadania - a importância de conhecer a realidade da sociedade em que vive e de organizar socialmente e de votar - 7ª e 8ªanos.
06/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 8ªs anos – informações sobre a realidade social do povo brasileiro ( analfabetismo, desemprego e renda, déficit habitacional, média de escolaridade da sociedade, problemas ambientais e sociais urbanos. Microsoft Excel.
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
- A construção social da pátria;
- O cidadão comprometido com a sociedade;
- A Independência é uma construção social. ;
.
Outras Atividades:
- Concurso do Hino Nacional - Paródia;
- Coro falado;
- Slogan;
- Poesias
- Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
- Interpretação de textos;
- Palavras cruzadas;
- Caça-palavras;
- Charge;
- Debates.
Sugestões para Debates:
- Como vive a maioria dos brasileiros?;
- Em que ações falta o patriotismo dos brasileiros?;
- O voto como instrumento de exercer a cidadania.
Consolidação:
Turno Matutino:
Recursos da Informática Utilizados:
- Microsoft Word
- Paint
- Microsoft Power Point
- Microsoft Excel
Recursos Humanos:
- Os professores de Geografia, Português e matemática;
- Todas as turmas de 6ª a 8ª séries do turno matutin.
Avaliação:
Espera-se:
Que os alunos mudam suas visões e ações em relação ao patrimônio público;
Que os alunos dominem o significado do hino nacional.
Que os alunos percebam a importância da consciência individual e coletiva na construção de um país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário