O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Folclore

PROJETO FOLCLORE

Coordenadoras: Gerusa Merlin de Oliveira, Rita de Cássia Cezana e Sônia Milanez Grechi Zeferino

Tema: Folclore, Lendas e Mitos do Brasil

Duração: 15 dias

Público alvo: Alunos e funcionários do CMEI “Vera Lúcia Galvão”

Justificativa

O folclore faz parte da cultura do povo brasileiro. É fato que o Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações, representações e lendas que pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura com fervor e dedicação.
Com este projeto pretendemos repassar os valores culturais que fazem parte da nossa vida através de lendas e ilustrações, levando o educando a valorizar o saber popular.

Conteúdos norteadores

-O que é folclore

-Algumas cantigas do nosso folclore

-Alguns personagens do folclore e suas lendas

- Algumas brincadeiras que conhecemos do nosso folclore

- Adivinhações

- Parlendas

- Textos informativos

- Danças

Objetivo geral

Promover o desenvolvimento integral das crianças dentro de um ambiente com propostas lúdicas de cunho educativo conhecendo um pouco mais sobre as diversas manifestações do folclore e sua relação com a cultura popular.

Objetivos específicos

· Participar de várias situações de comunicação para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio de linguagem oral, contando suas vivencias.

· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relação espacial; seqüenciando fatos e fazendo reconhecimento de cores e formas.

· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, teatro, músicas para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro.

· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem; desenvolvendo o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e demais situações de interação.

Atividades previstas:

Conversa em círculo

Levantar questionamentos, observar revistas, livros, figuras

Atividades, brincadeiras e jogos

Pinturas, colagem, recorte e montagem

Ouvir, cantar, representar

Desenho livre

Recitar parlendas

Competição de adivinhações

Dobraduras de personagens e parlendas

Vídeo sobre lendas

Avaliação

É importante realizar uma avaliação diagnóstica no início do projeto para confirmação do nível evolutivo em que o aluno se encontra e, ao final observar os avanços e obstáculos vencidos. A avaliação foi feita durante todo o processo de realização do trabalho. Foi observada a participação, variedade na forma de apresentação de lendas, dos trabalhos em geral, a criatividade dos desenhos, o esforço empregado, o trabalho em conjunto.

Culminância do projeto

A culminância deste projeto se deu da seguinte forma: apresentação do mural com os trabalhos coletivos, coro falado sobre a lenda do boitatá, teatro da lenda do curupira, curiosidades sobre o saci e música, dramatização da parlenda “a casinha da vovó” e da cantiga de roda “Terezinha de Jesus” e da a dança das baianas.

clip_image002clip_image004

 

clip_image006clip_image008

 

clip_image010clip_image012

 

clip_image014clip_image016

 

clip_image018clip_image020

 

clip_image022clip_image024

clip_image028 clip_image027

clip_image030clip_image031

 

clip_image033clip_image035

 

clip_image037clip_image039

 

clip_image041clip_image043

 

clip_image045clip_image047

 

clip_image049clip_image051

 

clip_image053clip_image055

 

clip_image057clip_image059

 

clip_image061clip_image063

clip_image065clip_image069

clip_image067

Nenhum comentário:

Postar um comentário