PROJETO FOLCLORE
Coordenadoras: Gerusa Merlin de Oliveira, Rita de Cássia Cezana e Sônia Milanez Grechi Zeferino
Tema: Folclore, Lendas e Mitos do Brasil
Duração: 15 dias
Público alvo: Alunos e funcionários do CMEI “Vera Lúcia Galvão”
Justificativa
O folclore faz parte da cultura do povo brasileiro. É fato que o Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações, representações e lendas que pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura com fervor e dedicação.
Com este projeto pretendemos repassar os valores culturais que fazem parte da nossa vida através de lendas e ilustrações, levando o educando a valorizar o saber popular.
Conteúdos norteadores
-O que é folclore
-Algumas cantigas do nosso folclore
-Alguns personagens do folclore e suas lendas
- Algumas brincadeiras que conhecemos do nosso folclore
- Adivinhações
- Parlendas
- Textos informativos
- Danças
Objetivo geral
Promover o desenvolvimento integral das crianças dentro de um ambiente com propostas lúdicas de cunho educativo conhecendo um pouco mais sobre as diversas manifestações do folclore e sua relação com a cultura popular.
Objetivos específicos
· Participar de várias situações de comunicação para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio de linguagem oral, contando suas vivencias.
· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relação espacial; seqüenciando fatos e fazendo reconhecimento de cores e formas.
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, teatro, músicas para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro.
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem; desenvolvendo o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e demais situações de interação.
Atividades previstas:
Conversa em círculo
Levantar questionamentos, observar revistas, livros, figuras
Atividades, brincadeiras e jogos
Pinturas, colagem, recorte e montagem
Ouvir, cantar, representar
Desenho livre
Recitar parlendas
Competição de adivinhações
Dobraduras de personagens e parlendas
Vídeo sobre lendas
Avaliação
É importante realizar uma avaliação diagnóstica no início do projeto para confirmação do nível evolutivo em que o aluno se encontra e, ao final observar os avanços e obstáculos vencidos. A avaliação foi feita durante todo o processo de realização do trabalho. Foi observada a participação, variedade na forma de apresentação de lendas, dos trabalhos em geral, a criatividade dos desenhos, o esforço empregado, o trabalho em conjunto.
Culminância do projeto
A culminância deste projeto se deu da seguinte forma: apresentação do mural com os trabalhos coletivos, coro falado sobre a lenda do boitatá, teatro da lenda do curupira, curiosidades sobre o saci e música, dramatização da parlenda “a casinha da vovó” e da cantiga de roda “Terezinha de Jesus” e da a dança das baianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário