O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Resgatando a Cultura Brasileira

EMEF ”TITO DOS SANTOS NEVES”

RESGATANDO A CULTURA BRASILEIRA

NOVA VENÉCIA - AGOSTO DE 2011

I- Identificação do Projeto

Título: Resgatando a cultura brasileira

Escola: EMEF “Tito dos Santos Neves”

Local: Rua Duarte nº 431, Bairro Rúbia - Nova Venécia - ES

Diretora: Maristela Salvador

Pedagoga: Lucia Nascimento Soares

Coordenadora: Regina Partelli

Professores envolvidos: Todos os professores do turno matutino

Participação:

Elaine Galvão Baldotto

Sionara Panciere da Cruz Louback

Apoio:Línida Pires Coppo

Clientela: Alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental

Turno: Matutino

Ano: 2011

Duração: 15 dias

II- JUSTIFICATIVA

Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado como as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros é que decidimos colocar em prática o projeto Resgatando a cultura brasileira para que nosso alunado possam conhecer as expressões culturais, lendas, crenças populares, contos e cantigas de roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições do povo brasileiro.

III- OBJETIVOS:

-resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira:

- conhecer a importância do folclore para os alunos e comunidade
-reconhecer textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da leitura
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções textos,produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção

-propiciar ao aluno interação com as novas tecnologias para que possa resolver as situações desafiadoras que vai encontrar na vida em sociedade.

IV. CONTEÚDOS

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas a partir destas ampliar conhecimentos. Identificar letras em diferentes tipos de textos e a partir destas construir novas palavras. Ler e produzir diferentes tipos de textos. Solucionar situações problemas que envolvam cálculo, gráficos, tabelas etc.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

V- ÁREAS

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita:leitura, produção escrita, fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, receita, lendas, textos informativos. A produção de diferentes tipos de textos poderão ser digitados no laboratório de informática.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas, dobraduras, montagem de quebra cabeça etc.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas), situações problemas, cálculos em diferentes situações, gráficos, tabelas, medidas etc.

V- METODOLOGIA

O sujeito contemporâneo só consegue ser interativo com a mídia, sendo ele mesmo, multimeios, necessitando da leitura para sê-lo; no mundo de hoje, não só a prática de leitura deve passar pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, mas o usuário dessas tecnologias deve desenvolver, por intermédio da família, escola e sociedade leitora, práticas sociais de leitura e escrita.

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula ou no laboratório de informática. Os alunos pesquisarão as  manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas.Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens,ilustração de textos,adivinhas, parlendas, provérbios,lendas mitos, contos tabelas,calculo mental,dobraduras,atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema (O que é folclore;Quais as cantigas do nosso folclore;Como são os personagens do nosso folclore;Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore. Pesquisa de lenda, parlenda e mitos).

· Interpretação de texto

· Caça palavras

· Jogos

· Modelagem em argila

· Produção de textos

· Brincadeiras

· Danças

· Recortes

· Textos e poesias;

· Musicas;

· Cruzadinhas;

· Adivinhas;

· Provérbios;

· Problemas matemáticos

· Tabela;

· Gráficos;

· Jogos e brincadeiras;

· Dobraduras;

· Cartazes;

VI. RECURSOS:

- Humanos

- Materiais (plantas medicinais, livros e revistas (fontes de informação),argila, sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, vídeos, máquina fotográfica, papel ofício etc).

VII -CULMINÂNCIA

Apresentação dos trabalhos confeccionados na sala de aula com explicações dos poemas,adivinhas,parlenda,o que o que é,dramatização,dança,cantigas de roda e brincadeiras folclóricas. 

VIII – RESULTADOS ESPERADOS:

Os resultados previstos para este projeto visa despertar nos alunos o valor educativo do folclore, possibilitar ao educando aprender  com os exemplos das lendas de sua cidade e das suas  tradições, adquiram o gosto pela leitura, produzindo textos orais e escritos, bem como exercitado o pensamento lógico ,divergente , o raciocínio lógico etc.

Esperamos que os alunos do quinto ano do ensino fundamental , ao final do processo, conheçam as múltiplas possibilidades da utilização do hiperlink para o aprofundamento de seus conhecimentos e os riscos do afastamento do tema central proposto, assim como a sempre possível retomada à pesquisa inicial, no caso de se ‘perder na navegação livre’ através dos links.Também espera-se que os alunos utilizem o editor Write e criem conexões através de hipertextos nos textos produzidos por eles.

IX- AVALIAÇÃO:

A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa

X- BIBLIOGRAFIA:

AZEVEDO, Ricardo. Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto.

FITTIPALDI, Ciça. O Homem que Casou-se com a Sereia.

LACERDA, Edith. Brinquedoteca Carretel da Folia.

Revista Ciências Hoje das Crianças nºs 94 e 106.

Webliografia:

WWW.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/simpatias.

HTTP://sitededicas.uol.com.br/fabula

ANEXOS

Relatório

O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas com as turmas dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental da EMEF Tito dos Santos Neves no município de Nova Venécia – ES.

Iniciamos o projeto lendo algumas lendas folclóricas e mitos, os alunos se entusiasmaram e começaram a pesquisar mitos, lendas e personagens em casa. Depois partimos para a pesquisa centralizada onde cada aluno escolheu seu personagem e fez a pesquisa onde ele colocava a característica do personagem e em algumas turmas o local do acontecimento e região. 

Depois dos alunos já terem lido bastante sobre os personagens explicamos o que significava o termo folclore e a sua importância nos dias de hoje. Qual a importância de passar essas crenças com significado de saber tradicional de um povo.

Assim, o projeto finalizou com a culminância onde os alunos mostraram os seus trabalhos prontos no pátio e em sala de aula explicando seus cartazes, musicas, parlendas, adivinhas, trava-língua, brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas. Como profissionais da educação nos sentimos satisfeitos, pois nós educadores sabemos o quanto é difícil trabalhar projetos na sala de aula, mas com certeza o trabalho com projetos é excelente e com cada tema um viver diferente, um conhecimento diferente e um aprendizado diferente. Só temos a agradecer as pessoas que nos ajudaram na conclusão do nosso projeto, pois somos bastante audaciosas e procuramos todos os profissionais, a pedagoga as colegas professoras, coordenadora e diretora. E não poderia deixar de agradecer imensamente a comunidade escolar e nossos queridos alunos que fizeram desse projeto um aprendizado grandioso. 

Lucia

Elaine

Maria Otília

Ângela

Léia

Geuzila

Waldimara

 

palavras cruzadas

aaaaaaaaaaaa

bbbbbbbbb

cccccccc

dddd

 

UMA PULGA

NA BALANÇA
DEU UM PULO
E FOI A FRANÇA

------------------------------------

ERA UMA BRUXA
À MEIA-NOITE
EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO

-------------------------------------

CHUVA E SOL,
CASAMENTO DE ESPANHOL
SOL E CHUVA
CASAMENTO DE VIÚVA

-------------------------------------

TÁ COM FRIO?
TOMA BANHO NO RIO
TÁ COM CALOR?
TOMA BANHO DE REGADOR

-------------------------------------

DEDO MINDINHO
SEU VIZINHO,
MAIOR DE TODOS
FURA-BOLOS
CATA-PIOLHOS.

-------------------------------------

REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

O PAPAGAIO COME MILHO.
PERIQUITO LEVA A FAMA.

CANTAM UNS E CHORAM OUTROS
TRISTE SINA DE QUEM AMA.
-UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ,
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO,
CINCO, SEIS, FALAR INGLÊS,
SETE, OITO, COMER BISCOITO,
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
-EU SOU PEQUENA,
DA PERNA GROSSA,
VESTIDO CURTO,
PAPAI NÃO GOSTA
-POR DETRÁS DAQUELE MORRO,
PASSA BOI, PASSA BOIADA,
TAMBÉM PASSA MORENINHA,
DE CABELO CACHEADO
-TROPEIRO FALA DE BURRO,
VAQUEIRO FALA DE BOI,
JOVEM FALA DE NAMORADA,
VELHO FALA QUE FOI.
-ERA UMA BRUXA
À MEIA-NOITE
EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO
-A SEMPRE-VIVA QUANDO NASCE,
TOMA CONTA DO JARDIM
EU TAMBÉM QUERO ARRANJAR
QUEM TOME CONTA DE MIM
-BATATINHA QUANDO NASCE,
SE ESPARRAMA PELO CHÃO,
MAMÃEZINHA QUANDO DORME,
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

- HOMEM COM HOMEM
MULHER COM MULHER
FACA SEM PONTA
GALINHA SEM PÉ
- ENGANEI UM BOBO
NA CASCA DO OVO!
- ZÉ CAPILÉ!
TIRA BICHO DO PÉ
PRA TOMAR COM CAFÉ!
- COCO PELADO
CAIU NO MELADO
QUEBROU UMA PERNA
FICOU ALEIJADO


-UNI, DUNI,TÊ
UNI, DUNI, TÊ,
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM SORVETE COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!


- O COCHICHO
QUEM COCHICHA,
O RABO ESPICHA,
COME PÃO
COM LAGARTIXA


- REI CAPITÃO
REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

- FUI À FEIRA
FUI À FEIRA COMPRAR UVA. ENCONTREI UMA CORUJA,
PISEI NO RABO DELA.
ELA ME CHAMOU DE CARA SUJA


-OS DEDOS
DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
PAI DE TODOS,
FURA BOLO,
MATA PIOLHO..

- BATATINHA QUANDO NASCE
SE ESPARRAMA PELO CHÃO.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

- CHUVA E SOL, CASAMENTO
DE ESPANHOL.
SOL E CHUVA, CASAMENTO
DE VIÚVA.

- MEIO DIA
MEIO DIA,
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA.
MACACO TORRADO,
QUE VEM DA BAHIA,
FAZENDO CARETA,
PRA DONA SOFIA.

- PAPAGAIO LOURO
PAPAGAIO LOURO
DO BICO DOURADO
LEVA ESSA CARTINHA
PRO MEU NAMORADO
SE TIVER DORMINDO
BATE NA PORTA
SE TIVER ACORDADO
DEIXE O RECADO.

- BOTEQUIM
FUI AO BOTEQUIM
TOMAR CAFÉ.
ENCONTREI UM CACHORRINHO
DE RABINHO EM PÉ.
SAI PRA FORA, CACHORRINHO,
QUE EU TE DOU UM PONTAPÉ!

ANDANDO PELO CAMINHO
FUI ANDANDO PELO CAMINHO.
ÉRAMOS TRÊS,
COMIGO QUATRO.
SUBIMOS OS TRÊS NO MORRO,
COMIGO QUATRO.
ENCONTRAMOS TRÊS BURROS,
COMIGO QUATRO.
-

 PERNA DE PATO
ENTROU PELA PERNA DO PATO,
SAIU PELA PERNA DO PINTO.
O REI MANDOU DIZER
QUE QUEM QUISER
QUE CONTE CINCO:
UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO
-PINTO PELADO
PINTO PELADO
CAIU DO TELHADO,
PERDEU UMA PERNA,
FICOU ALEIJADO

-A MULHER MORREU
LÁ NA RUA VINTE E QUATRO,
A MULHER MATOU O GATO, COM A SOLA DO SAPATO,
O SAPATO ESTREMECEU A MULHER MORREU O CULPADO NÃO FUI EU.
-LA EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU, MORREU
O AZAR FOI SEU.
-SALADA, SALADINHA
BEM TEMPERADINHA
COM SAL, PIMENTA
UM, DOIS, TRÊS.
- CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?
O GATO COMEU
CADÊ O GATO?
NO MATO
CADE O MATO?
O FOGO QUEIMOU
CADÊ O FOGO?
A ÁGUA APAGOU
CADÊ A ÁGUA?
O BOI BEBEU
CADÊ O BOI?
AMASSANDO O TRIGO
CADÊ O TRIGO?
A GALINHA ESPALHOU
CADÊ A GALINHA?
BOTANDO OVO
CADÊ O OVO?
O PADRE BEBEU
CADÊ O PADRE?
REZANDO MISSA
CADÊ A MISSA?
TÁ NA CAPELA
CADÊ A CAPELA?
TA AQUI.........

-BÃO BALALÃO
BÃO, BABALÃO,
SENHOR CAPITÃO,
ESPADA NA CINTA,
GINETE NA MÃO.
EM TERRA DE MOURO
MORREU SEU IRMÃO,
COZIDO E ASSADO
NO SEU CALDEIRÃO
OU
BÃO-BALALÃO!
SENHOR CAPITÃO!
EM TERRAS DE MOURO
MORREU MEU IRMÃO,
COZIDO E ASSADO
EM UM CALDEIRÃO;
EU VI UMA VELHA
COM UM PRATO NA MÃO,
-QUEM É?
É O PADEIRO
E O QUE QUER?
DINHEIRO
PODE ENTRAR
QUE EU VOU BUSCAR
O SEU DINHEIRO
LÁ EMBAIXO DO TRAVESSEIRO
-O MACACO FOI Á FEITA
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESCORREGOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR

- SAPO
EU VI UM SAPO, PÓ NA BEIRA DO RIO, RIO, RIO NÃO ERA SAPÃO, PÃO, PÃO, NEM PERERECA, CÁ ERA O (...JOÃO) SÓ DE CUECA, CÁ , CÁ.

-PEDRINHA
PISEI NA PEDRINHA,
A PEDRINHA ROLOU
PISQUEI PRO MOCINHO,
MOCINHO GOSTOU
CONTEI PRA MAMÃE
MAMÃE NEM LIGOU
CONTEI PRO PAPAI,
CHINELO CANTOU.

 

 

NOME: _______________________DATA :____________

                                                         Você sabe o que é folclore?

Você sabe o que é folclore?

Pois, agora, eu vou falar.

Tem a ver com a cultura

E tudo o que é popular.

As comidas e as artes

As histórias pra contar

Remédios, simpatias

E os brinquedos e o brincar.

Tem coisas maravilhosas

Que nem dá pra acreditar.

Os doces deliciosos

E as cantigas de ninar.

1- ESCREVA OS NOMES DE ALGUNS DOS MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO:

curupirasereiasaci

______________  ____________________    _________________

cucamulaboto

_____________   ________________      __________________

2- VOCÊ CONHECE MAIS ALGUM? DESENHE E ESCREVA SEU NOME:

___________________________________________________

eeeeee

11111    Lendas – Professora Geuzila

22222

Lendas - Professora Angela

3333

Lendas – Professora Geuzila

4444

Dobraduras – Professora Geuzila

5555

Brincadeiras – Professora Geuzila

6666

Modelagem dos personagens do folclore em argila – Maria Otília

7777

Lendas – Professores do 1º ao 5º ano

8888

Digitação do Projeto - Elaine

9999

Músicas / Coreografias – Professora Léia

1010

Música / Coreografia – Professora Waldimara

1111111

Sugestão de Atividade – Professora Noemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário