JUSTIFICATIVA
Baseada em uma educação, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, venho propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem.
Para tanto, é necessário o desenvolvimento de uma gincana cultural, onde, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades do programa.
Ao analisar o quadro atual, percebo que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a autoestima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma ratifico a importância de uma gincana cultural, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
OBJETIVO GERAL
- Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Perceber a importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
*Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;
*Promover momento de interação e socialização no ambiente educacional;
*Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.
*Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, percebendo o programa como um ambiente legal e alegre.
METODOLOGIA
*Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;
*Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;
*Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.
PÚBLICO ALVO
Alunos de 6 a 15 anos do “PETI”.
AVALIAÇÃO
*Participação;
*Desenvolvimento;
*Indagação;
*Comportamento;
*Trabalho em equipe;
ATIVIDADES
*Confecções de artesanatos;
*Confecções de cartazes e pompons;
*Atividades sobre conhecimentos gerais; (torta na cara).
*Poema folclórico;
*Danças;
*Paródia;
*Música folclórica;
*Corrida do saco;
*Futsal;
*Provas relâmpagos;
*Provas/ atividades em geral;
Natyelle e Jusnara
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