O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Gincana Cultural

JUSTIFICATIVA

Baseada em uma educação, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, venho propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem.

Para tanto, é necessário o desenvolvimento de uma gincana cultural, onde, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades do programa.

Ao analisar o quadro atual, percebo que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a autoestima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.

Desta forma ratifico a importância de uma gincana cultural, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

OBJETIVO GERAL

  • Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Perceber a importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;

*Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;

*Promover momento de interação e socialização no ambiente educacional;

*Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.

*Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, percebendo o programa como um ambiente legal e alegre.

METODOLOGIA

*Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;

*Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;

*Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.

PÚBLICO ALVO

Alunos de 6 a 15 anos do “PETI”.

AVALIAÇÃO

*Participação;

*Desenvolvimento;

*Indagação;

*Comportamento;

*Trabalho em equipe;

ATIVIDADES

*Confecções de artesanatos;

*Confecções de cartazes e pompons;

*Atividades sobre conhecimentos gerais; (torta na cara).

*Poema folclórico;

*Danças;

*Paródia;

*Música folclórica;

*Corrida do saco;

*Futsal;

*Provas relâmpagos;

*Provas/ atividades em geral;

 

Natyelle e Jusnara

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