O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Folclore

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

TEMA: FOLCLORE

ESCOLA:EMEF “BAIRRO ALTOÉ”

ENDEREÇO:

DIRETORA: JOSINETE PIRES COPPO

SUPERVISORA: JURACI

COORDENADORA: MARIA ANGELA P. J. COSTA

PROFESSORAS: IVNA, MARINETE, ELIANA, LENIRA, GEÓRGIA, SONIA, ORÍLIA, SOLANGE, ALESSANDRA, WILMEIKA, MARINA, ILSA, ELAINE.

CLIENTELA: TODOS OS ALUNOS DE 1º AO 5º ANO.

TURNO: MATUTINO

ANO: 2011

DURAÇÃO: 1 SEMANA

JUSTIFICATIVA

O folclore, do inglês folk-lore, significa cultura do povo, conjunto de tradições e crenças. O povo brasileiro é produto, em princípio, de três raças: a branca, a negra e a indígena. Os costumes desses povos eram diversos. De sua mescla, de sua fusão resultou a nossa cultura. Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

_construir conceitos sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas _permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
_incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
_reconhecer a importância cultural do folclore
_valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado.
-desenvolver o hábito da pesquisa.
_observar estrutura e características culturais.
_estimular produções artísticas individuais e coletivas.
_desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais.

METODOLOGIA

· Trava- línguas

· Adivinhações e crendices

· Cantigas

· Lendas

· Brincadeiras populares

· Danças folclóricas

· Ditados populares

· Confecção de álbum das lendas folclóricas brasileira

RECURSOS

Livros, pesquisa na internet e revistas (fontes de informação), cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, câmera fotográfica, vídeo com os personagens do folclore.

CULMINÂNCIA

· Exposição vitrine viva dos personagens das lendas folclóricas brasileira

· Desfile no pátio da escola dos personagens do folclore brasileiro para a comunidade escolar

· Apresentação da dança (capoeira)

AVALIAÇÃO

A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

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