Introdução
Para ler e escrever, é necessário, antes de mais nada, ler e escrever. É na prática constante da leitura e da escrita que gradativamente são desenvolvidas as habilidades necessárias para o domínio dessas duas atividades básicas em todo processo intelectual.
Com o domínio da leitura e da escrita, o aluno, ao refletir e ao organizar os dados da realidade, certamente terá condições de viver, com maior consciência e plenitude, a sua condição de um ser inteligente, criativo e sensível.
Projeto Reescrevendo e Ilustrando Estória
Professores: Edman Scardini, Camilo Salvador.
Alunos atendidos: 2º ano A
Duração: 02/08/2011 a 09/08/2011
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Artes, Ensino Religioso e Informática.
Descrição
É um projeto de leitura, escrita e ilustração. Envolvendo o LIED inserido-os no mundo da informática. Onde cada aluno irá digitar o texto ditado pela professora. Também irão construir sua própria dedicatória e conclusão moral, além de ilustrar tendo como referência original.
O livro escolhido para este projeto foi “O grande rabanete” (Tatiana Belinky).
Justificativa
O Projeto surgiu durante o desenvolvimento do Projeto Alimentação, visando incentivá-los a uma alimentação mais saudável, bem como estimulá-los à leitura e interpretação, através da reescrita e ilustração. Também para inseri-los no mundo digital.
Objetivos
· Incentivá-los a uma alimentação saudável;
· Desenvolver o gosto pela leitura;
· Desenvolver o gosto por ouvir e recontar estórias;
· Estimular o gosto de interpretar através de ilustração;
· Inseri-los no mundo da informática;
· Aprender os procedimentos de reescrita de texto e revisão com auxílio do professor.
Conteúdos
◦ Competência Leitora e Escritora;
◦ Biografia;
◦ Gênero Narrativo;
◦ Ortografia;
◦ Leitura e Interpretação.
Etapas Previstas
1. Compartilhar com os alunos os objetivos do projeto bem como os passos a seguir;
2. Ler a obra;
3. Promover uma conversa sobre a estória do livro, bem como refletir sobre o ensinamento moral que ela trás;
4. Apresentar a biografia da autora(o) anexa no próprio livro;
5. Apresentar as partes que compõem um livro;
6. Na sala do LIED, digitar a capa (o monitor apresentará o teclado e fará as intervenções necessárias junto a professora). OBS: No item ilustração preencher com seu nome.
7. Em sala ilustrar e colorir a capa e escrita pessoal da dedicatória, em seguida correção;
8. No LIED digitação da dedicatória;
9. No LIED digitação de cada página da estória e em sala ilustração da mesma (esta etapa se repetirá até que concluamos a escrita da estória);
10. Em sala, escrita pessoal a partir da reflexão de qual lição moral aprendeu com a estória;
11. No LIED digitação da reflexão;
12. Organizar e encadernar cada livro;
13. Escolha de dois livros bem ilustrados;
14. Separar a turma em três grupos para preparar o encerramento:
Grupo 1: Com massinha reproduzir os personagens da estória;
Grupo 2: Confeccionar a lembrancinha para exposição;
Grupo 3: Confeccionar o mural com a biografia da autora;
15. Exposição dos livros confeccionados. Data prevista para 09/09/2011.
Recursos didáticos
· Folhas de papel A4 para confecção do livro;
· Giz de cera;
· Lápis de cor;
· EVA para confecção da lembrança;
· Massa de modelar;
· Cartolina para confecção do cartaz biográfico;
· Encadernação;
· Recursos do LIED;
· Dois prêmios;
· Máquina fotográfica.
Avaliação
Será realizada ao longo do projeto, através da participação e envolvimento dos alunos.
Anexos
Nenhum comentário:
Postar um comentário