O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projeto Reescrevendo e Ilustrando Estória

Introdução

            Para ler e escrever, é necessário, antes de mais nada, ler e escrever. É na prática constante da leitura e da escrita que gradativamente são desenvolvidas as habilidades necessárias para o domínio dessas duas atividades básicas em todo processo intelectual.
         Com o domínio da leitura e da escrita, o aluno, ao refletir e ao organizar os dados da realidade, certamente terá condições de viver, com maior consciência e plenitude, a sua condição de um ser inteligente, criativo e sensível.

Projeto Reescrevendo e Ilustrando Estória


Professores: Edman Scardini, Camilo Salvador.
Alunos atendidos: 2º ano A
Duração: 02/08/2011 a 09/08/2011
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Artes, Ensino Religioso e Informática.



Descrição

         É um projeto de leitura, escrita e ilustração. Envolvendo o LIED inserido-os no mundo da informática. Onde cada aluno irá digitar o texto ditado pela professora. Também irão construir sua própria dedicatória e conclusão moral, além de ilustrar tendo como referência original.
         O livro escolhido para este projeto foi “O grande rabanete” (Tatiana Belinky).



Justificativa

            O Projeto surgiu durante o desenvolvimento do Projeto Alimentação, visando incentivá-los a uma alimentação mais saudável, bem como estimulá-los à leitura e interpretação, através da reescrita e ilustração. Também para inseri-los no mundo digital.

Objetivos

·       Incentivá-los a uma alimentação saudável;
·       Desenvolver o gosto pela leitura;
·       Desenvolver o gosto por ouvir e recontar estórias;
·       Estimular o gosto de interpretar através de ilustração;
·       Inseri-los no mundo da informática;
·       Aprender os procedimentos de reescrita de texto e revisão com auxílio do professor.



Conteúdos

    Competência Leitora e Escritora;
    Biografia;
    Gênero Narrativo;
    Ortografia;
    Leitura e Interpretação.


Etapas Previstas

1.    Compartilhar com os alunos os objetivos do projeto bem como os passos a seguir;
2.    Ler a obra;
3.    Promover uma conversa sobre a estória do livro, bem como refletir sobre o ensinamento moral que ela trás;
4.    Apresentar a biografia da autora(o) anexa no próprio livro;
5.    Apresentar as partes que compõem um livro;
6.    Na sala do LIED, digitar a capa (o monitor apresentará o teclado e fará as intervenções necessárias junto a professora). OBS: No item ilustração preencher com seu nome.
7.    Em sala ilustrar e colorir a capa e escrita pessoal da dedicatória, em seguida correção;
8.    No LIED digitação da dedicatória;
9.    No LIED digitação de cada página da estória e em sala ilustração da mesma (esta etapa se repetirá até que concluamos a escrita da estória);
10.                      Em sala, escrita pessoal a partir da reflexão de qual lição moral aprendeu com a estória;
11.                      No LIED digitação da reflexão;
12.                      Organizar e encadernar cada livro;
13.                      Escolha de dois livros bem ilustrados;
14.                      Separar a turma em três grupos para preparar o encerramento:

Grupo 1: Com massinha reproduzir os personagens da estória;
Grupo 2: Confeccionar a lembrancinha para exposição;
Grupo 3: Confeccionar o mural com a biografia da autora;

      15. Exposição dos livros confeccionados. Data prevista para 09/09/2011.



Recursos didáticos

·       Folhas de papel A4  para confecção do livro;
·       Giz de cera;
·       Lápis de cor;
·       EVA para confecção da lembrança;
·       Massa de modelar;
·       Cartolina para confecção do cartaz biográfico;
·       Encadernação;
·       Recursos do LIED;
·       Dois prêmios;
·       Máquina fotográfica.


Avaliação

Será realizada ao longo do projeto, através da participação e envolvimento dos alunos.

Anexos




Nenhum comentário:

Postar um comentário