O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aprendendo com as Grandes Navegações

Escola Municipal de Ensino Fundamental “Tito Santos Neves”

Projeto: Aprendendo com as Grandes Navegações

Disciplina: Historia

Professoras responsáveis:

Sandra Claudia Couto Lemos e Rosinete Quinelato Toscano

Justificativa:

Como professora de História, meu principal objetivo é aproximar a realidade do aluno ao conteúdo que está sendo estudado.
Os alunos manusearam em sala de aula as chamadas “especiarias” (cravo, canela, noz-moscada e açafrão), levando-os a conhecer os produtos que impulsionaram as “Grandes Navegações”.
Uma das molas propulsoras para a saída do europeu ao mar foi o comércio das especiarias, que provocou o posterior intercâmbio de alimentos que mudou para sempre a História da Gastronomia no Mundo. A partir dessa afirmativa, uma outra indagação se fez presente: Por que não utilizar a Gastronomia para ensinar “As Grandes Navegações”? A partir desse ponto, seria possível aos alunos reconhecer que parte dos alimentos que todos consomem atualmente, são frutos de um movimento econômico e cultural de cinco séculos atrás. Os alunos aprenderiam que o bolo que eles prepararam contém ingredientes que já viajaram o mundo todo, como o cacau, que era cultivado por Maias e Astecas na América, levado para Europa pelos espanhóis, transformado em chocolate e retornando para a América com o status de um dos doces mais saborosos que existe e não pode esquecer-se do trigo, cultivado há milênios por orientais, africanos e europeus, e trazido também para América. Além do cacau e do trigo, quem não gosta de um café quentinho, esse cultivado na Etiópia e trazido pelos portugueses ao Brasil?
A aproximação de passado e presente mostraria aos alunos que muitos fatos da historia refletem até hoje em nossa realidade.

Objetivos:

Em relação aos objetivos específicos do Conteúdo, ao final do processo de ensino-aprendizagem, os alunos devem ter condições de:

a)      analisar os motivos que levaram o homem europeu a navegar por outros continentes, como África, Ásia e América;
b)     identificar e criticar as mudanças culturais, políticas, econômicas, sociais e geográficas provocadas pelas “Grandes Navegações”;
c)      reconhecer que grande parte dos alimentos que consumimos hoje já viajou o mundo, conhecendo suas origens e trajetórias.

Já os objetivos relacionados aos valores, que os alunos deveriam ter condições de:

a)      expressar e debater opiniões respeitando a opinião de outro;
b)     trabalhar em equipe, compreendendo a importância de dividir tarefas e cooperação mútua;
c)      socializar-se com a família e colegas, ao preparar os pratos para a  degustação.

Conteúdos Curriculares: As Grandes Navegações (XVI)

Metodologia:

· Produção de um texto: Se você fosse viajar para outro país, para onde iria, como iria e o que levaria?

· Apresentação dos textos e questionamentos se as viagens teriam algum propósito. Com esse questionamento será inserido o tema das Grandes Navegações , e que com este estudo iremos aprender os motivos que levaram às viagens, os instrumentos que eles utilizavam, e o como estas viagens acabaram mudando a história do mundo.

· trabalho em grupo, em que cada um terá que pesquisar a origem de um produto alimentício  que “viajou” com as “Grandes Navegações”, e sua influência na culinária brasileira, preparar a receita culinária em que esse produto será utilizado, apresentar a origem dos produtos e trazer o prato elaborado para a degustação . Os alunos formarão grupos, cada um receberá o nome do alimento que irá pesquisar e apresentar para os colegas.

· Visita ao laboratório de informática para pesquisa da origem dos produtos.

· Mapa das “Grandes Navegações” , e explanação dialogada, sobre as navegações dos séculos XV e XVI.

· Apresentação na sala de aula, será montada uma mesa com as guloseimas, a apresentação será feita por um componente do grupo, e depois todos poderão degustar dos pratos .

Avaliação:

Todas as etapas deste Projeto serão avaliadas. A participação dos alunos durante as explanações dialogadas; na realização das tarefas propostas; na organização dos grupos; na apresentação das preparações culinárias, bem como na explanação sobre a origem dos alimentos.

 

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