O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

domingo, 4 de setembro de 2011

Projeto Valorizando o meio onde está inserido

PROJETO: VALORIZANDO O MEIO ONDE ESTÁ INSERIDO


Justificativa:

Este projeto surgiu da necessidade de se trabalhar com poemas com os estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da EMEF “São Cristóvão” onde eles possam trabalhar mais ativamente do processo de leitura e escrita como também valorizar e se conscientizar da necessidade de se preservar o Meio Ambiente, criando uma atmosfera interdisciplinar, além de proporcionar aos estudantes momentos de aprendizagem e construção de saberes, pois o poema possui, em muitos casos rimas e muito encantamento, o que facilita a alfabetização e desperta o gosto pela leitura e envolvimento com as atividades propostas, valorizando suas próprias produções.


Objetivo geral:

Estimular a oralidade, a escrita, a leitura proporcionando conhecimento e descobertas à cerca do gênero.


Objetivos específicos:

*      Incentivar a prática de diversas formas de leitura;
*      Estimular o ato de escutar e escrever;
*      Perceber a especificidade da linguagem poética em contraposição a de outros tipos de textos;
*      Conhecer os trabalhos de outras turmas da escola;
*      Escrever poemas;
*      Organizar um livro com as produções;
*      Possibilitar aos estudantes envolvidos no Projeto, assim como os demais estudantes da escola, uma leitura crítica dos poemas, compreendendo o seu contexto, dando oportunidade de refletir e aprimorar esse gênero textual;
*      Reforçar o conteúdo estudado sobre Meio Ambiente;
*      Trabalhar conteúdos pertinentes ao ano aplicado relacionando-os com o projeto;
*      Realizar pesquisas acerca do conteúdo;
*      Estudar a biografia de alguns autores estudados sobre os assuntos;
*      Releitura por meio de desenhos;

Período de duração:

*      Mês de junho de 2011.



Desenvolvimento:

*      Selecionar materiais disponíveis na Escola para a elaboração e uso do/no Projeto;
*      Levantamento dos dados referente ao acesso a leitura de poemas;
*      Discussão com os docentes sobre a elaboração do projeto, mediante as necessidades encontradas;
*      Apresentação do Projeto para os estudantes;
*      Desenvolvimento das atividades pensadas para a execução dentro do Projeto, que proporcione momentos de leitura de poemas;
*      Avaliação sobre os aspectos que o Projeto contribuiu para a aprendizagem dos alunos por série;
*      Socialização dos rendimentos (e não rendimentos) no decorrer do desenvolvimento do Projeto;
*      Apresentações de poemas e reescritas;
*      Concurso para escolha da capa do livro a ser confeccionado;
*      Criar um banco de textos com poemas;
*      Proporcionar momentos de leituras compartilhadas, individuais ou coletivas;
*      Elaborar atividade que envolva esta tipologia, por turma (1º ao 5º ano);
*      Leituras feitas pelo professor e pelos estudantes com esse gênero textual;
*      Rodas de leitura para socialização dessa tipologia;
*      Escrita coletiva de pomas com o tema – Meio Ambiente;
*      Pesquisa no Laboratório de Informática acerca de determinados autores estudados ou de suas preferências e sobre o Meio Ambiente;
*      Escrever e revisar textos (poemas) para publicações de livrinhos produzidos pelos estudantes;
*      Avaliação constante das atividades realizadas dentro do Projeto e seus reflexos na/para a aprendizagem do educando, tendo a avaliação como ponto de partida para um recomeço do que não foi satisfatório.

Recursos utilizados:
Livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, gibis, recursos áudio – visuais, material individual do estudante, recursos paradidáticos, banco de poemas, etc.








               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário