O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto Cores e Formas

Projeto
Conhecimento, cores e formas

Coordenadoras: Maria Káttia Minino, Marinete Fioroti Calegari, Sandra Mara Serafim, Ruthléa de Moura Schueng Pereira, Rosenilda da Conceição Marcarini, Marinéia Rodrigues da Silva Machado e Jucimara Martins Cavalini Zotelle.

· Problematização: O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala entre outras funções.
Muitas vezes nos deparamos nas salas de aula com alguns alunos que não conhecem formas, cores e outros já conhecem cores mais não identificam formas.
· Hipótese: Podemos melhorar o conhecimento do público alvo, de cores e formas, levando-os a conhecê-las e nomea-las, através da produção de trabalhos com artes, de desenhos, pinturas, colagem, construção e apresentação de obras de arte
· Justificativa: O planejamento das atividades na Educação Infantil é pensado na perspectiva da continuidade, em uma seqüência articulada e progressiva dos propósitos e conteúdos formativos, e dos recursos a serem utilizados, permitindo ligação entre as ações planejadas de antemão com aquilo que surgem no cotidiano, deve prever espaços diversificados, uso de objetos variados, elementos dispostos nas paredes, nas atividades, nos mobiliário, nas sucatas etc...
No ambiente organizado, propõe-se a exploração dos elementos familiares e aqueles que se constituirão em novas descobertas.
É preciso que nós professores, estejamos conscientes de que a criança começa a aprender desde que nasce, em um processo ativo de apropriação da experiência do seu grupo social, necessitando, então, da interação com adultos, crianças de sua idade ou mais velhas. E que o brincar é uma linguagem infantil na construção das cores, formas e conhecimento.
Buscar organizar os conteúdos e das respectivas atividades foi proposta acreditando que a aprendizagem é um processo dinâmico, que impulsiona o desenvolvimento e que envolve a memória, as emoções, a compreensão e a utilização dos sistemas simbólicos, como a linguagem.
Os materiais que assim pesquisamos tem como proposta o desenvolvimento de atividades que envolvem analise de imagens, reconhecimento dos elementos entorno da criança, e identificação de semelhantes e diferenças entre objetos, seres vivos, situações de comunicação, possibilidade de pintar, recortar, desenhar,cantar e jogar.
Com a problematização do projeto buscamos ajudar os alunos a estabelecerem relações entre cores e formas, para que avancem e enriqueçam seu conhecimento (linguagem oral e escrita).

Objetivo Geral
Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimento, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
Objetivos específicos
· Ampliar o conhecimento do mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
· Manipular e explorar objetos e /ou formas em situações organizadas de forma a existirem quantidades, agrupamentos, separação e seriação.
· Conhecer as formas geométricas, reconhecendo-as identificando-as em objetos e desenhos e em diferentes tamanhos.
· Conhecer e identificar as cores (primárias e secundárias) em diversas situações.
· Participar de situações que integrem músicas, canções, movimentos e expressões corporais.
· Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura.
· Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Introdução

A Educação Infantil é uma etapa da escolarização cada vez mais valorizada em nossa sociedade, que lentamente vai se conscientizando da importância do trabalho pedagógico com as crianças entre 0 á 5 anos. Ele é o verdadeiro alicerce para a aprendizagem segura durante todo o Ensino Fundamental.
A lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, lei n° 9394/96, conferiu uma nova concepção e função á Educação Infantil, abrindo novas possibilidades para o trabalho escolar.
Na busca de maior qualidade no atendimento às crianças dessa faixa etária, em que a formação da identidade e a autonomia, aliadas ao conhecimento e exploração do mundo, devem constituir os eixos fundamentais do trabalho pedagógico, o referencial curricular nacional para a Educação Infantil trouxe contribuições relevantes, pois oferece orientações para a implantação de práticas educativas mais eficazes.
Considerando-se nas características emocionais, cognitivas e culturais das crianças e respeitando seu modo de agir e pensar, as atividades destinadas a Educação Infantil devem partir de uma relação significativa entre o trabalho do educador, a criança e o material didático utilizado.
Por tanto baseando em nossa Proposta pedagógica e com as orientações, necessitamos de um projeto visando buscar novos conhecimentos e significações emocionais, culturais e sociais. Na escola CMEI “Romeu Cardoso” os profissionais que estão diretamente trabalhando com as crianças necessitam organizar sua prática, tomando como referência os conhecimentos que as crianças já tem, fornecendo subsídios para que ocorra a relaboração consciente do saber. A estrutura desse projeto (Conhecimento, formas e cores)
Trabalhar com as unidades temáticas, visa ao desenvolvimento dos conceitos e conteúdos a partir de um centro motivador, possibilitando uma ligação do que se está trabalhando com os referenciais das crianças vivência, associando-os ao processo de observação, experimentação, interação e expressão. O projeto será operacionado para 130 crianças.





Plano de ação
Local CMEI “Romeu Cardoso”
CMEI “Romeu Cardoso”Anexo “Córrego da Serra”
-Período: Abril a Novembro de 2011.
- Descrição do publico aluno.
Todas as turmas da escola de 02 à 05 anos
- Como o projeto será operacionalizado
O projeto será operacionalizado por ativo planejadas, objeto variados e espaço diversificado, onde proporcionará novas descobertas. Essas descobertas necessitarão da interação dos adultos, crianças da mesma idade, mais novas ou mais velhas.
O desenvolvimento de atividades envolverá analise de imagens, reconhecimento dos elementos entorno da criança, e identificação de semelhanças, e diferenças entre objetos, seres vivos, situações de comunicação, possibilidade de pintar, recortar, desenhar, cantar e jogar.
Postado pelas cursistas: Márcia, Nadyezda, Sueli, Adelaide, Marinuce,Cida e Marilene.

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