PROJETO : FOLCLORE
ESCOLA: EMEF. “BAIRRO ALTOÉ”
ALUNOS ATENDIDOS: 1º ao 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
TURNOS : MATUTINO e VESPERTINO
PERÍODO : AGOSTO /2011
DURAÇÃO : 2 SEMANAS
PROFESSORAS: GRAZIELA MARTINS DE ALMEIDA, ILZA MARIA DOS SANTOS, SONIA MOREIRA
JUSTIFICATIVA :
O Folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos,parlendas, cantigas, trava – línguas e etc., levando – os a pesquisarem sobre o tema em questão.
OBJETIVO GERAL :
* Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
*Resgatar a importância do Folclore;
*Repassar valores culturais;
*Desenvolver a linguagem oral e escrita;
*Desenvolver a criatividade;
*Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas;
*Conhecer e estudar as lendas folclóricas;
*Desenvolver o gosto por músicas,danças folclóricas,parlendas e brincadeiras;
*Desenvolver habilidades artísticas e corporal.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS :
*Parlendas
*Lendas
*Paródias
*Gincanas
*Danças
*Teatros
*Desenhos
*Cruzadinhas
*Adivinhações
*Brincadeiras
*Confecções de cartazes
*Confecções de livrinhos das lendas folclóricas
*Vitrine viva dos personagens folclóricos
CULMINÂNCIA :
* Realização de uma gincana no turno vespertino com a participação da família.
*Apresentação de uma vitrine viva dos personagens folclóricos, no turno matutino.
*Diálogo com a família, no turno matutino.
*Apresentação de capoeira (PETI).
*Desfile dos personagens folclóricos.
*Exposição de todas as atividades realizadas.
AVALIAÇÃO :
*Participação e envolvimento da comunidade escolar no projeto.
ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário