O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Folclore Brasileiro

O FOLCLORE BRASILEIRO E SEU MUNDO ENCANTADO

Coordenadores:

Celma Milanez dos Santos

Luciana Gomes da Silva

Marina Renoke

Raquel Aparecida Zuqueto Silva

Ruteleia Rossim Renoke Morgan

Solange Louback Custódio Almeida

1- IDENTIFICAÇÃO

1.1-Instituição: EMEIEF- “Patrimônio de São Gonçalo”

1.2- Endereço: São Gonçalo- Nova Venécia- Espírito Santo

1.3- Tipologia: Municipal

1.4- Telefone: 27- 3770-5123

1.5- Área de abrangência: Todas as disciplinas da Base Nacional Comum

1.6- Tempo previsto: Todo mês de agosto

1.7: Pessoas envolvidas: Alunos, professores, funcionários, família e comunidade

INTRODUÇÃO

A palavra FOLCLORE foi criada pelo inglês Willam John Thoms, no dia 22 de agosto de 1846, que significa FOK = POVO – LORE= CONHECIMENTO, SABER.

No Brasil o folclore teve origem decorrente das três etnias: européia, indígena e africana.

As manifestações folclóricas, via de regra, são imemoráveis e se mantém tradicionalmente, correspondentes nos vários pontos do mundo e entre as mais diferentes culturas. Isso, contudo, não quer dizer que não surjam elas no decorrer do tempo e, como todo o fato não nascem, existem e desaparecem .

O folclore é universal e tradicional e seus temas são motivos, que devem ser considerados invariantes. É regional, sendo resultado da criatividade do portador do folclore e de sua comunidade.

Através do folclore, o educando poderá estabelecer relação com as tradições,conhecimentos,crenças populares, lendas, músicas, danças ,

advinhas,provérbios,superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanatos, contos,

enfim,tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo.

Analisando as fontes folclóricas não estão presentes em nossas vidas apenas às informações passadas pelos livros, revistas,pelos filmes ,pela escola. As pessoas também passam informações por meio das histórias que contam e inventam. E cada um tem o seu jeito de contar de dar explicações tudo o que acredita. Essas manifestações populares nascem aqui e ali, sem sabermos bem por que é de que jeito é chamado folclore.

O folclore de um povo é sempre rico!

JUSTIFICATIVA

O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece. As tradições folclóricas procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas; são lidas e faladas por pessoas comuns de todas raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos que atravessam de geração a geração, se tornado fonte de memória que

aguça a diversidade de pensamento de um povo expressando-se de várias maneiras .

Visando a necessidade de resgatar a cultura popular do nosso País, Estado, Município e Comunidade, incentivando os alunos a participarem com entusiasmo e satisfação das aulas, discutindo e esclarecendo suas diferentes formas de expressar a cultura com a qual foram criados e da riqueza folclórica apresentada no nosso país e, por muitos desconhecida, a EMEF- “Patrimônio de São Gonçalo”- com os alunos da Educação Infantil , Ensino Fundamental, funcionários, família e comunidade, faz-se necessário o desenvolvimento deste projeto, oportunizando a toda comunidade escolar a participar de apresentações de pesquisas e trabalhos que serão desenvolvidos em melhoria da qualidade de ensino despertando o censo critico e viabilizando a todos os envolvidos no mesmo, a oportunidade de conhecer melhor, perceber, refletir e visualizarem algumas de nossas riquezas dentro do folclore brasileiro e de modo muito especial o folclore capixaba.

OBJETIVOS:

GERAL:

Ø Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio cultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, crenças, etnia e outras características individuais e sociais.

ESPECÍFICOS:

Ø Proporcionar um conhecimento lúdico que motive a criança a gostar de participar das manifestações culturais;

Ø conhecer as crenças e costumes do folclore brasileiro como aqueles que fazem parte no dia-a dia;

Ø Despertar o gosto pelas histórias dos personagens do folclore;

Ø Conhecer as lendas, mitos,crenças ... do folclore;

Ø Resgatar a cultura popular do nosso estado, município e comunidade local;

Ø Desenvolver habilidades de leitura e escrita de diferentes tipos de textos;

Ø Reconhecer a importância das manifestações culturais e as contribuições dos povos e etnias que constituíram o Brasil na sua cultura popular;

Ø Levar os alunos a pesquisar as características,a importância e a influência do folclore na educação;

Ø Valorizar a cultura de nossos antepassados de maneira prazerosa;

Ø Promover análise de relevância cultural e do significado do folclore em nossas escolas/ vidas.

DESENVOLVIMENTO

Os trabalhos serão desenvolvidos buscando motivar as crianças a participar da realização das atividades do projeto folclore. Queremos despertar a valorização da cultura mediante as tradições induzindo-os a criticidade e o empenho dos acervos de conhecimentos que o tema propõe,constituindo assim um aprendizado e mantendo a memória do folclore.

Ø Conversa informal,

Ø Mural;

Ø Vídeo;

Ø histórias do folclore,

Ø contos;

Ø cantigas de roda;

Ø lendas;

Ø frases de Pará choques;

Ø crendices;

Ø parlendas;

Ø Provérbios;

Ø adivinhas;

Ø trava-língua;

Ø brincadeiras;

Ø danças;

Ø artesanato;

Ø receitas medicinais;

Ø comidas típicas;

EMEIEF-“PATRIMÔNIO DE SÃO GONÇALO”

O FOLCLORE BRASILEIRO

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E SEU MUNDO ENCANTADO.

São Gonçalo- 2011

CULMINÂNCIA

A culminância do projeto acontecerá no dia 18 de agosto dia este pedagógico letivo com a participação da família na escola com apresentação das atividades desenvolvidas em salas de aula, conforme segue o cronograma de apresentação das atividades propostas por turma e turno:

Ø cantigas de roda –Educação Infantil

Ø desfile de personagens do folclore-1º e 2º ano

Ø coreografia- e mural 3º ano

Ø Apresentar um teatro enfocando uma lenda (lenda da Mandioca) confecção de um álbum folclórico -4º e 5º ano

Ø trava língua- e mural

Ø capoeira

Ø receitas medicinais

Ø histórias do folclore

Ø advinhas

Ø exposição de artesanato, trabalho realizado por todas as turmas;

Ø Degustação de comidas típicas.

AVALIAÇÃO

Ø Processo contínuo: no decorrer dos trabalhos realizados em sala de aula e nas apresentações;

Ø Em forma de relatório.

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