PROJETO: “FOLCLORE BRASILEIRO”
LOCAIS: CMEI “LUZIA ALVES DE LIMA” e “ODORICO DOMINGOS”
TURMAS: 2º Período C - EDUCAÇÃO INFANTIL e MARTENAL I
DURAÇÃO: 15 dias
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Nilde da Silva Dias e Keila Cristina D. Boldrini
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade e Artes
INTRODUÇÃO:
O Brasil é um País rico em diversidades culturais, o Folclore em essencia é a ciência das tradições e usos populares, no qual abrange os costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, esses por si, são transmitidos pelas lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
Dessa forma, torna-se relevante estimular o relato de situações já vivenciadas pelas crianças, com intuito de utilizar suas vivencias e estimular as mesmas a refletirem sobre o assunto.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a compreensão e importância do folclore brasileiro aos alunos da educação infantil, através de textos informativos, com intuito de favorecer um melhor entendimento sobre as diversidades culturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Distinguir a importância do folclore;
- Proporcionar a interação das atividades de monitoria com os projetos escolares;
- Trabalhar a expressão oral e corporal.
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema justifica-se pela importância do conhecimento do Folclore Brasileiro na educação infantil. Nesse sentido através desse Projeto, pretende-se oferecer às crianças oportunidade de estarem estudando e observando as tradições, conhecimento de crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, trava-língua, enfim tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo.
METODOLOGIA
Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico a cerca do tema, com posterior exposição aos alunos de forma simples e clara com participação dos mesmos com depoimento e situações vivenciadas. Com intuito de desenvolver um pensamento consciente será promovida uma conversa informal com todos os alunos e professoras. Serão adotados recursos que auxiliem o desenvolvimento das atividades, como utilização de jornal e revista, para associação do tema sob a ótica da vida real.
Também foi sugerido aos alunos que confeccionarem trabalhos artísticos valorizando a cultura do povo brasileiro, com exposição, na própria escola e realizado uma dramatização das lendas.
CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS
O conteúdo desenvolvido em sala de aula foi norteado em matérias didáticas com intuito de associar a realidade com o conteúdo proposto. Sendo as áreas contempladas:
Linguagem: Leitura das Lendas, Parlendas e crendices
Matemática: Trabalhado adivinhações
Natureza e Sociedade: A cultura brasileira, expostas nas músicas e danças
Artes: Dramatização e brincadeiras
RECURSOS
· Sala de aula
· Jornais e revistas
· Livros de lendas
· Músicas, DVD’s
· Tesouras, tintas, lápis de cor, fita crepe, barbante, giz de cera, E.V.A., tinta guache entre outros
· Câmera fotográfica
AVALIAÇÃO
O projeto foi considerado satisfatório, tanto para os alunos, professores e pais que prestigiaram os trabalhos confeccionados pelas crianças. Tornando ainda mais gratificante o trabalho realizado pela equipe escolar.
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