O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto Folclore



PROJETO: “FOLCLORE BRASILEIRO”



LOCAIS: CMEI “LUZIA ALVES DE LIMA” e “ODORICO DOMINGOS”

TURMAS: 2º Período C - EDUCAÇÃO INFANTIL  e MARTENAL I

DURAÇÃO: 15 dias

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Nilde da Silva Dias e Keila Cristina D. Boldrini

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade e Artes



INTRODUÇÃO:


O Brasil é um País rico em diversidades culturais, o Folclore em essencia é a ciência das tradições e usos populares, no qual abrange os costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, esses por si, são transmitidos pelas lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Dessa forma, torna-se relevante estimular o relato de situações já vivenciadas pelas crianças, com intuito de utilizar suas vivencias e estimular as mesmas a refletirem sobre o assunto.



OBJETIVO GERAL:


Proporcionar a compreensão e importância do folclore brasileiro aos alunos da educação infantil, através de textos informativos, com intuito de favorecer um melhor entendimento sobre as diversidades culturais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Distinguir a importância do folclore;
  • Proporcionar a interação das atividades de monitoria com os projetos escolares;
  • Trabalhar a expressão oral e corporal.


JUSTIFICATIVA


A escolha do tema justifica-se pela importância do conhecimento do Folclore Brasileiro na educação infantil. Nesse sentido através desse Projeto, pretende-se oferecer às crianças oportunidade de estarem estudando e observando as tradições, conhecimento de crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, trava-língua, enfim tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo. 



METODOLOGIA

O Projeto foi desenvolvido nas escolas CMEI “Luzia Alves de Lima” e “Odorico Domingos”, no período de 15 dias do mês de agosto/2011, no turno vespertino, da educação infantil nas escolas acima citadas.


Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico a cerca do tema, com posterior exposição aos alunos de forma simples e clara com participação dos mesmos com depoimento e situações vivenciadas. Com intuito de desenvolver um pensamento consciente será promovida uma conversa informal com todos os alunos e professoras. Serão adotados recursos que auxiliem o desenvolvimento das atividades, como utilização de jornal e revista, para associação do tema sob a ótica da vida real.


Também foi sugerido aos alunos que confeccionarem trabalhos artísticos valorizando a cultura do povo brasileiro, com exposição, na própria escola e realizado uma dramatização das lendas.


CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS

O conteúdo desenvolvido em sala de aula foi norteado em matérias didáticas com intuito de associar a realidade com o conteúdo proposto. Sendo as áreas contempladas:

Linguagem: Leitura das Lendas, Parlendas e crendices 

Matemática: Trabalhado adivinhações

Natureza e Sociedade: A cultura brasileira, expostas nas músicas e danças

Artes: Dramatização e brincadeiras



RECURSOS

·         Sala de aula

·         Jornais e revistas

·         Livros de lendas

·         Músicas, DVD’s

·         Tesouras, tintas, lápis de cor, fita crepe, barbante, giz de cera, E.V.A., tinta guache entre outros

·         Câmera fotográfica




AVALIAÇÃO


O projeto foi considerado satisfatório, tanto para os alunos, professores e pais que prestigiaram os trabalhos confeccionados pelas crianças. Tornando ainda mais gratificante o trabalho realizado pela equipe escolar.























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário