O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dicionário ilustrado de matemática.

No LIED da EMEF "Veneciano" há professores desenvolvendo atividades temáticas e projetos a cada trimestre, um dos últimos ,utilizando basicamente o computador e a internet foi o dicionário ilustrado de matemática com a professora Ivete Soares Francisco e os alunos dos 9º anos.


I -Identificação :


Escola Municipal de Ensino Fundamental “Veneciano”.
Projeto:Dicionário ilustrado de matemática
Tema : Conteúdos do ensino fundamental
Clientela:9º anos A,B,C.
Disciplina :Matemática
Duração: 10 aulas
Ano : 2011
Mês : junho / julho
Turno :matutino
Professora envolvida:Maria Ivete Soares Francisco
Professora mediadora :Elaine Boldrini Faria da Mota
Bibliotecária:Fabrícia S. R. Angeli
Diretora: Sônia Judith Pilon
Coordenadoras: Mª da Penha Montavanelli Boldrini
                            Sônia Mª Mariano
Supervisoras : Mª da Penha Rodrigues de Souza
                         Mª Zildimar Lima da Silva
Secretárias : Adriana Oliveira Costa
                      Alderina Ohnezzorge
                      Eliana Biral 

I – Introdução:

O que é Matemática ?

Realmente é muito difícil definir em poucas palavras o que é matemática e toda definição não conseguirá expressar todo o significado da matemática .
A priori a palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". A matemática é uma ciência formal (seus axiomas são independentes dos axiomas das outras ciências) que se baseia em : axiomas, teoremas, corolários, lemas, postulados e proposições para chegar a conclusões teóricas e práticas. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões.
Realmente temos que admitir que há muita beleza na natureza, para concluir isso não é necessário saber muita matemática. Porém há muita beleza também no método matemático, o qual a partir de indícios, deduzem-se regras, mas é um tipo diferente de beleza que se aplica às idéias e não às coisas.
Podemos além destas duas definições dar uma mais técnica : A matemática como uma expressão da mente humana, ativará os reflexos, o contemplamento da razão e o desejo pela perfeição estética. É também chamada por muitos de linguagem universal (é uma linguagem porque é formada por signos linguísticos que passam idéias e significados). Ela pode ser dividida em matemática pura e aplicada e seus elementos básicos são a lógica e a intuição, análise e construção, generalização e individualização.
A matemática é o melhor modo conhecido de "racionalizar" a Natureza. Através dela, conseguimos resolver um número bem grande de problemas de diversas áreas da Ciência .Além disto, desenvolve no matemático ou estudante de matemática uma enorme capacidade de abstração.
Como sabemos, a parte mais simples e conhecida da matemática é a aritmética (operações com números). Imagine só se os números simplesmente não existissem. Parece-me um pouco complicado, não ? Temos que admitir que estamos cercados por números ! A qualquer lugar que você vá aparecerá a necessidade de quantificação em outras palavras : números. Esta é talvez a principal teoria matemática, mas não é a única, pois existem muitas outras as quais são também aplicáveis a sociedade.
A lógica e a matemática estão intimamente ligadas, entretanto podemos separá-las arbitrariamente. A matemática agrupada com a lógica formam as chamadas ciências formais em oposição as ciências reais. Obviamente, a Matemática serve para muitas coisas e não me refiro à situações práticas como calcular usando uma trena quantos galões de tinta vão ser gastos para pintar a casa. Matemática forma o caráter, pois para estudá-la é preciso cultivar virtudes como a paciência e a dedicação. A matemática nos ensina a não depender de recompensas imediatas, já que seus frutos são colhidos a longo prazo. Pela Matemática entendemos o que é progressão do conhecimento. A Matemática estimula o desenvolvimento de competências externas a ela mesma como operar em níveis altos de abstração. Em outras palavras, a Matemática pode ajudá-lo a tomar decisões complexas e a prever cenários. A Matemática fortalece o intelecto e poderia ser toscamente comparada à uma ginástica cerebral. Enfim, a Matemática é repleta de utilidades não matemáticas.
Para os matemáticos, porém, o questionamento sobre a utilidade da Matemática é totalmente inútil. Utilidade? Como assim? O conhecimento é um fim em si, dirão, não requer utilidade para ser buscado. Basta ao matemático a maravilhosa sensação da descoberta dos mistérios dos números. Além disso, o conhecimento matemático é uma experiência estética. Sim, a Matemática é bela e a beleza só é bela na maioria dos casos porque é matemática. Por fim, a Matemática é mística. Galileu dizia que a Matemática é a linguagem usada por Deus para escrever o mundo.
Diante disso tudo, para que procurar utilidade para a Matemática? O mundo não funcionaria se todos tivessem os mesmos interesses. É matemático: precisamos de sociodiversidade.”


II- Justificativa :


A matemática é algo que deve estar disponível a todo ser humano, para que possa fazer uso dela como uma de suas ferramentas de sobrevivência e convívio na sociedade.Partindo desse princípio surgiu a idéia de elaborar junto ao aluno o dicionário ilustrado de matemática .


III – Objetivo geral :


  • Proporcionar ao aluno momentos de pesquisa e estudo , fazendo com que o mesmo numa linguagem simples e clara conceitue e exemplifique termos usados na disciplina de matemática durante o ensino fundamental.




IV – Desenvolvimento :


  • Explanação a cerca do tema proposto ;
  • Formação dos grupos ;
  • Visitas ao laboratório de informática para pesquisar na internet e coletar o material referente ao tema ;
  • Pesquisa em livros didáticos e dicionários para complementar ;
  • Finalização para diagramação ( capa ,textos de acabamento :apresentação ,dedicatória, conclusão e folha de rosto );
  • Apresentação na sala ;
  • Exposição do material confeccionado .


V – Metodologia :


O intuito de realizar o trabalho foi de utilizar o computador (internet) e outros recursos ( livros , dicionário) como meio de auxiliar no processo ensino - aprendizagem, motrando ao aluno a importância da leitura e da pesquisa na construção de seu próprio conhecimento.






VI – Avaliação :


O processo de avaliação foi concomitante com o desenvolvimento do trabalho, considerando alguns critérios:
  • organização dos grupos e envolvimento de cada membro;
  • cumprimento das etapas (tarefas)e envolvimento de cada de cada membro;
  • aspectos visuais do trabalho;
  • produção de capa e dos textos.


VII – Conclusão :


A preocupação inicialera com o interesse e o envolvimento dos alunos no projeto, mas a medida que o trabalho foi sendo elaborado eles mesmos foram encontrando soluções e caminhos para a realização de um trabalho de um nível muito bom e com excelente visual;o que faz concluir que houve aprendizagem e amadurecimento quanto a elaboração de trabalhos acadêmicos.


VIII- Culminância :


Apresentação e exposição no dia da família na escola.








Postado por :Elaine Boldrini Faria Da Mota e Adriana Oliveira Costa.

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