O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Brincando com o Folclore

PROJETO BRINCANDO COM  FOLCLORE

Apresentação” Associação Espírita Beneficente Lar de Abigail”

Professora: Juciara Bastos Cardoso e Educadora: Ana Maria Pereira de Souza
Turma: Maternal I
Período: 15 dias
Ano: 2011

Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por 

Reflexos

(proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a

Linguagem

. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as paralelas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que forma messe jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.4. Conteúdos a)

Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas. b)

Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.c)

Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

Áreas

a)Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro,autonomia, iniciativa. b)

Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas
.f)Arte: dramatização de lendas.
g)Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas
Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário