PROJETO BRINCANDO COM FOLCLORE
Apresentação” Associação Espírita Beneficente Lar de Abigail”
Professora: Juciara Bastos Cardoso e Educadora: Ana Maria Pereira de Souza
Turma: Maternal I
Período: 15 dias
Ano: 2011
Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por
Reflexos
(proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a
Linguagem
. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as paralelas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que forma messe jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.4. Conteúdos a)
Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas. b)
Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.c)
Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
Áreas
a)Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro,autonomia, iniciativa. b)
Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas
.f)Arte: dramatização de lendas.
g)Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas
Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário