O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Projeto Interdisciplinar sobre Folclore

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “BAIRRO ALTOÉ”

PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE FOLCLORE

“GINCANA FOLCLÓRICA”

Clientela: Alunos do 2º ao 9º ANO do turno Vespertino

Realização da Gincana: 25 de agosto de 2011

Cursistas: Luciana Regina de Paula e Aparecida Caetano.

1. JUSTIFICATIVA

O folclore é um conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O Folclore Nacional é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Essas estórias procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Sendo assim, observando a necessidade de valorizar essa sabedoria popular e fazer com os alunos conheçam as estórias e brincadeiras, toda equipe escolar resolveu realizar uma Gincana Folclórica, com atividades variadas com intuito de resgatar alguns costumes da cultura regional.

2. OBJETIVO GERAL

Fazer com que os alunos compreendam que folclore é um conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, danças e costumes de um povo.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Estimular os estudantes a pesquisarem sobre sua própria comunidade e até mesmo hábitos familiares;

· Proporcionar aos educandos o conhecimento das principais lendas e seus respectivos personagens;

· Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro;

· Oportunizar a interação entre escola e comunidade.

3. METODOLOGIA

Os alunos e os professores foram divididos em equipes, para realização de tarefas como:

· Apresentação de parlendas;

· Peça teatral sobre uma lenda;

· Paródias;

· Cantigas de roda;

· Brincadeiras que eram realizadas antigamente na comunidade local;

· Danças, entre outras atividades.

4. CONCLUSÃO

O projeto foi proposto pela equipe pedagógica no início do mês de agosto e todos se empenharam para a realização das tarefas, tanto o corpo docente e discente.

Os professores de cada equipe auxiliaram e acompanharam seus alunos, e as apresentações foram muito criativas, sendo em sua maioria elaboradas pelos educandos.

O projeto foi considerado satisfatório, tanto para a comunidade escolar e os familiares que prestigiaram as atividades apresentadas pelos educandos. Tornando ainda mais gratificante o trabalho realizado pela equipe escolar.

Enfim, a gincana folclórica foi um momento de muita descontração e aprendizado, pois de uma maneira diferente os alunos compreenderam, discutiram e refletiram sobre o que é folclore. Além disso, tiveram oportunidade de observar que muitos dos seus costumes familiares fazem parte do folclore nacional.

5. AVALIAÇÃO

Os alunos foram avaliados de acordo com a participação e interação na realização das atividades desenvolvidas pelos mesmos no projeto.

ANEXOS


clip_image002clip_image004

 

clip_image006clip_image008

 

clip_image010clip_image012

 

clip_image014clip_image016

 

clip_image018clip_image020

 

clip_image022clip_image024

Nenhum comentário:

Postar um comentário