O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto com a integração de tecnologia

Projeto com a integração de tecnologia

Tema: Resgate das Danças Folclóricas Italianas.
Dados de identificação: Escola Municipal de Ensino fundamental “DR. Renato Araújo Maia”.
Publico alvo: Alunos, gestores, professores, pais e comunidade.
Faixa etária: 4ª serie (5º ano)
N° de alunos: toda a turma
Tempo de duração: 02 meses, sendo 01 aula por semana.
 Conteúdo – Danças Folclóricas Italianas, especificamente as quadrilhas italianas.
 Autores: Bernadete Cesconeti, Ricardo José de Castro

Problemática
 Apesar da cidade ter sido colonizada por italianos e ter entre os seus habitantes mais 70% de descendentes de italianos, foi verificado entre os alunos um grau muito baixo de conhecimento sobre a cultura predominante na cidade por parte dos alunos.

Justificativa
Justifica – se neste projeto a necessidade de se resgatar através do aprendizado da dança os valores culturais de uma descendência marcante que estão adormecidos ou esquecidos na sociedade, comunidade e escola onde os alunos estão inseridos na qual esta sendo fortemente dominada por outras culturas da modernidade.

Objetivos gerais
• Pesquisar a importância da preservação do folclore italiano relacionando com a vivência de cada aluno.
Resgatar as tradições e culturas dos descendentes italianos dando ênfase a uma cultura de união, respeito e felicidade através da dança.

Objetivos específicos
• possibilitar a socialização e fortalecer no indivíduo o respeito ao próximo e o cooperativismo através da dança folclórica italiana.
• distinguir valores ligados aos relacionamentos humanos dos descendentes mais velhos como os mais novos.
• compreender que a dança folclórica italiana está presente no cotidiano dos alunos através da gastronomia, na gramática, nos movimentos típicos das danças já desenvolvida pela comunidade como a quadrilha.

Recursos
CDs, DVDs, aparelho de som, notebook, Datashow.   

Desenvolvimento do conteúdo

1ª aula: apresentação sobre danças folclóricas italianas utilizando de DVDs e Datashow acoplado ao notebook com  documentários para iniciação do trabalho.
2ª aula: vivência dos passos típicos da dança folclórica italiana e formação de duplas através de atividades lúdicas buscando a socialização do grupo.
3ª aula: pesquisa na internet para a construção de conhecimentos
4ª aula: montagem da coreografia.
5ª à 7ª aula: ensaios e aperfeiçoamento da  montagem coreográfica.
8ª aula: apresentação da coreografia pronta para a comunidade social e escolar.

Metodologia
As aulas serão desenvolvidas através de aulas expositivas apresentadas por filmes, onde os alunos terão acesso a informações desta cultura e para a montagem de coreografias das danças serão desenvolvidas através de atividades lúdicas com os alunos buscando sempre a socialização do grupo.

Avaliação
Desenvolver o processo da avaliação em questão não visa somente em seu desenvolvimento, apenas execução das coreografias e dos movimentos, mas preocupa-se também em discutir os aspectos históricos e sociais da dança bem como em desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos buscando sempre garantir a igualdade de oportunidade do ponto de vista da cidadania e ao mesmo tempo da diversidade como direito de todos os alunos da escola.  Sendo assim posso avaliar meu aluno através de observação dos avanços técnicos e teóricos com checagem de conteúdos.


Referências –
www.google.com
www.wikipedia.com
Guia para intervenção Pedagógica pela Aprendizagem no ensino Fundamental. Sedu. Ler, Escrever e Contar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário