O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CONHECENDO OS ANIMAIS

PROJETO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO TURMA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE INICIAL – ESCOLA: Dr. RENATO ARAÚJO MAIA

(CURSISTA: JANE FERNANDES ALVES)

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo do contexto base para o desenvolvimento do projeto: Conhecendo os animais - A importância dos animais para o equilíbrio do planeta.
A princípio serão trabalhados diferentes tipos de animais, e serão individualmente passado a cada aluno escrito num pedaço de papel nome que será pesquisado no laboratório de informática. Cada animal será pesquisado em forma de gravura para colorir, passada para o BrOffice para ser impressa e posteriormente pintada em sala de aula.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.

Será contada história com um fantoche de um sapinho 'o sapo sapeca', que tem uma perninha menor que a outra e que tem a intenção também de abordar a importância da inclusão de uma maneira geral. Exercer a solidariedade.

Em seguida, será confeccionado um cartaz para animais selvagens e outro para animais domésticos e cada aluno com base no que aprendeu com a pesquisa, irá perceber onde seu animalzinho irá ser colado.
Serão aplicadas atividades: para leitura e interpretação de texto (O sapo sapeca), leitura e reflexão respondendo questões exercendo a matemática. As atividades serão distribuídas e praticadas em sala de aula

JUSTIFICATIVA

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O acesso ao laboratório de informática facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

OBJETIVOS

• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos, se é originado no Brasil ou não, que benefícios traz ao ser humano e outras peculiaridades relativas a cada espécie);

• Compreender a importância de cada animal para o equilíbrio do planeta;

• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

PROCEDIMENTOS

• Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;

• Pesquisar a gravura de cada animal correspondente ao aluno

• Classificar animais;

• Desenvolver atividades lúdicas;

• Desenvolver atividades matemáticas;

• Contar história para os alunos em forma de teatrinho;

• Elaborar cartazes;

Foto0341 Foto0343 Foto0345 Foto0346 Foto0348 Foto0354 Foto0355 Foto0361

Nenhum comentário:

Postar um comentário