O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROJETO RECICLAGEM: OFICINA FELIZ

PROJETO RECICLAGEM: OFICINA FELIZ
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
"SÃO CRISTOVÃO”
RUA PABLO S/N
BAIRRO SÃO CRISTOVÃO

Conteúdo abordado: Confecção de brinquedos com material reciclado.
Turma: 3º ano B
Turno: Matutino.
Diretora: Rúbia Karla Caliman De Oliveira
Supervisora: Eliane Aparecida  Bozetti De Souza
Coordenadora: Micheliy Fernandes F. Coppo
Professora Regente: Verenice Faiole Da SIlva
Professora Bidocente: Elizabete Roque De Athaide

INTRODUÇÃO
O ser humano se constitui numa trama de relações sociais, é pratico ativo; uma vez que é pela ação que modifica o meio ambiente que a cerca tornando- o satisfatório as suas necessidades, enquanto transforma a realidade.

JUSTIFICATIVA
Os conteúdos ministrados em sala de aula são essenciais a vida escolar e social dos alunos, mas a maneira como se constrói os conhecimentos adquiridos para a realidade do dia a dia e que realmente os faz ascender social e intelectualmente. Para tanto justificamos a necessidade de irmos alem com nossos alunos sobre a conscientização em transformar sucatas em brinquedos reciclados. Que pretendem remeter as crianças para um mundo de possibilidades, estimulando a criatividade, a imaginação, cooperação, a socialização, a auto-estima e a inclusão social.
Publico alvo: 3° ano B do ensino fundamental
Duração do projeto: Dois meses (de Agosto a Setembro)
METODOLOGIA / DESENVOLVIMENTO
Utilizar matérias recicladas
·        Listar os tipos de produtos que serão confeccionados.
·        Recolher os materiais trazidos pelos alunos
·        Organizar o espaço físico de modo a criar um ambiente agradável que favoreça a integração, participação e a colaboração entre as crianças.
·        Confeccionar os produtos que lhes forem propostos.
·        Expor os produtos confeccionados para a comunidade escolar.

OBJETIVO GERAL:
Despertar o interesse, a participação, socialização e produção de materiais reciclados para construção da auto-estima e criatividade.
OBEJETIVO ESPECÍFICO:
·        Despertar o interesse das crianças pela construção de brinquedos, em especial pela reciclagem.
·        Estimular as habilidades necessárias para a formação de um cidadão consciente em relação ao meio ambiente onde vive.
·        Desenvolver a criatividade, coordenação motora e o ato de criar, trabalhar a idéia de cooperação, socialização, conscientização e inclusão social.

RECURSOS MATERIAIS:
·        Garrafa pet de coca-cola e outras de vários tamanhos.
·        Tampa plástica de vários tamanhos.
·        Pote plástico de iogurte.
·        Retalhos de tecido colorido.
·        Lã colorida.
·        Latas de vários tamanhos com tampa.
·        Caixas de leite.
·        Cola.
·        Tinta guache.

CONCLUSAO:
Concluímos que um grande número de produtos vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são utilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino e o lixo. Na realidade sucata e matéria prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogo e materiais pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula. Deve se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e adoção de praticas mais cidadãs.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita no decorrer do projeto observando o desenvolvimento das competências e habilidades, a socialização, cooperação, interação entre os alunos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário