O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto Tarde Cultural




E.M.E.F “Tito dos Santos Neves”



















Projeto Tarde Cultural









































Nova Venécia
2011

Identificação

E.M.E.F “Tito dos Santos Neves”
Endereço: Rua Duarte, nº 431, Bairro Rúbia
Telefone: 3752-9043
CNPJ: 01898007/001-35
Turno: Vespertino
Diretora escolar: Maristela Salvador
Supervisora: Jaqueline da Silva Ferrares Bacette
Coordenadora: Lucinéia Simões Montovaneli
Elaboração: Jaqueline da Silva Ferrares Bacette
Execução: Equipe gestora e docente
Período de execução: ano letivo de 2011
Culminância: 09/12/2011
Disciplinas desenvolvidas: todas





























Público Alvo

Será envolvido alunos do 4º ano ao 9º ano do turno vespertino do sexo masculino e do sexo feminino.
O turno é composto por:
1 quarto ano
2 quintos anos
2 sextos anos
3 sétimos anos
3 oitavos anos
3 nonos anos.
Totalizando assim _____ alunos.

































Introdução

As manifestações artísticas são formas de linguagem que permitem ao estudante expressar os sentimentos de maneira diferente. Contribuem para o enriquecimento cultural, pessoal e para socialização dos indivíduos tornando-os mais seguros e confiantes. Sendo assim o Projeto Tarde Cultural faz parte da iniciativas da equipe gestora juntamente com os docentes visando incentivar o desempenho acadêmico complementar a formação do aluno tornando os cidadãos críticos e criativos capazes de fazer a diferença no meio social na qual estão inseridos.
O Projeto Tarde Cultural promoverá a interdisciplinaridade das atividades artísticas e culturais como capoeira, karatê, aulas de músicas, etc.
Essas atividades contribuirão para aguçar a sensibilidade dos alunos, melhorando a auto-estima e capacidade de concentração bem como a memória.
Dessa forma, as atividades artísticas culturais não deverão ficar somente no âmbito do laser, mas sim como meio para promover a socialização e bom desempenho acadêmico e consequentemente o gosto e o prazer de estar no ambiente escolar.
Pois as atividades extracurriculares permitem aos estudantes o desenvolvimento de outras formas de linguagem, pois essas atividades diferenciadas aguçam a sensibilidade dos alunos, melhorando a alto estima.























Objetivo Geral

·                    Proporcionar aos alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas, prazerosas de forma interativas e práticas no espaço escolar.








































Objetivos Específicos

·        Oferecer oficinas de jogos recreativos, artesanato, informática, capoeira, cinema, penteados, música instrumental, oficinas de jogos, campeonatos, dança, kung-fu, maquiagem, aeróbica.
·        Elevar a auto estima através das oficinas de cabelo e maquiagem.
·        Promover a socialização através dos jogos interativos.
·        Descobrir talentos e aptidões dentro do ambiente escolar.
·        Inferir a expressão corporal e artísticas dos discentes.
·        Distinguir e respeitar as diferentes culturas.
·        Promover a participação dos alunos nas diferentes oficinas.
·        Valorizar os trabalhos desenvolvidos na escola.
·        Promover exposição dos trabalhos realizados por alunos e professores.
·        Divulgar para a comunidade os trabalhos realizados na escola.
·        Reconhecer os diferentes talentos e aptidões existente na escola.
·        Identificar quais disciplinas os alunos tem mais afinidade.





























Metodologia

Sabe-se que a escola tem como papel em sua dimensão cultural a apropriação dos conhecimentos acumulados pela humanidade, na dimensão, socializante preparando o discente para o convívio em grupo e em sociedade e na dimensão profissionalizante buscando qualificar o aluno para o mercado de trabalho e para atuar no meio social no qual esta inserido fazendo a diferença cumprindo com seus deveres e fazendo valor os seus direitos.
Sendo assim o projeto terá a metodologia descrita abaixo:
·        Encontro e discussão com a equipe gestora e docente para definir e analisar a proposta de projeto.
·        Pesquisa e leitura dos livros que fazem parte do acervo da biblioteca para obter informações.
·        Definição das oficinas a serem realizadas.
·        Convite a oficineiros.
·        Organização das oficinas.
·        Realização das oficinas.
·        Realização de exposição de trabalhos.
·        Confecção de material para os trabalhos realizados.
·        Confecção de convites para as comunidades estudantis.
·        Promoção de visita dos pais na escola.
·        Planejamento da equipe escolar para execução das atividades.























Justificativa

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a escola deve desenvolver nos educandos valores universais como ética, respeito humano e cidadania. Valores que devem ser transmitidos não apenas em conteúdos específicos, mas principalmente por atitudes e gestos dos que fazem parte do universo escolar no dia a dia, contribuindo assim para a formação de cidadãos capazes de conviver com a diversidade respeitando as diferenças e valorizando os diferentes saberes.
Sendo assim através do Projeto Tarde Cultural é possível externar a sensibilidade absorvida ao longo das relações interpessoais, intergrupais na diversidade sociocultural, portanto o Projeto Tarde Cultural se faz necessário pois ele permitirá a troca de experiencia de forma prazerosa contribuindo para o crescimento e o bem estar da comunidade escolar.
O projeto é uma iniciativa da equipe gestora e do corpo docente da escola com a intenção de promover aprendizagem de forma lúdica  prazerosa tornando o ambiente escolar mais agradável, aliviando assim as tensões provocadas pela rotina escolar, aproveitando ainda para observar, descobrir e despertar talentos existentes na comunidade estudantil.
 























Culminância

O Projeto Tarde Cultural terá como culminância do 1º trimestre a realização de oficinas no dia 19/05/2011 o segundo trimestre encerrará com a exposição de trabalhos abertos a comunidade no dia 16/09/2011 e o terceiro trimestre será encerrado com o tema Natal tempo de paz e amor no dia 09/12/2011, com exposição de trabalhos, peças teatrais, cantata e culto de ação de Graça por mais um ano letivo cumprido.





































Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma progressiva ao longo do projeto analisando as atividades proposta no final de cada trimestre e de cada evento.
Os professores juntamente com a equipe gestora tendo acompanhado desenvolvimento e a participação doa alunos analisará os aspectos positivos e negativos do evento revendo os pontos que poderão ser aprimorado.
No final do ano no último evento será elaborado uma autoavaliação para ser realizada com os estudantes uma análise dos resultados alcançados, verificando qual etapa os alunos mais gostarão.
























































ANEXOS






ATIVIDADE TEMÁTICA


TÚNEL DO TEMPO
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Tito dos Santos Neves”
Professora: Vaussania Dalarme dos Santos Teixeira
Disciplina: Matemática
Turma: 8 ano A, 9 ano B e 9 ano C
Turno: Vespertino
Duração: Fevereiro a setembro de 2011
Diretora: Maristela Salvador



Introdução
A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional.
À medida que vamos integrando ao que se domina uma sociedade de informação crescentemente globalizada, é importante que a Educação se volte para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer influências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente.
Através de pesquisa é necessário fazer uma rápida reflexão sobre os Matemáticos, sua relação com a Matemática e a Tecnologia.




Justificativa
As habilidades como selecionar informações, analisar as informações obtidas e, a partir disso, tomar decisões que exigirão uma linguagem, procedimentos e formas de pensar matemáticos que devem ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental, bem como a capacidade de avaliar limites, possibilidades e adequação das tecnologias em diferentes situações.
Observando a necessidade de informação no conhecimento matemático e analisando que as metas e princípios que norteiam a seleção de temas e conceitos, mas são também essenciais escolhas de natureza metodológica e didática, para compor o par indissociável conteúdo e forma.
Dentre esses valores e atitudes, podemos destacar que ter iniciativa na busca de informações, demonstrarem responsabilidade, ter confiança em suas formas de pensar, fundamentar suas idéias e argumentações são essenciais para que o aluno possa aprender, se comunicar, perceber o valor da matemática como bem cultural de leitura e interpretação da realidade e o possa estar melhor preparado para sua inserção no mundo do conhecimento matemático rumo aos desafios do trabalho.



Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido durante o mês de junho de 2011 nas seguintes etapas:
1a etapa: Lançamento da idéia do projeto e discussão sobre o mesmo com os alunos.
2a etapa: Divisão dos grupos de pesquisa
3a etapa: Pesquisa no laboratório de informática
4a etapa: Elaboração da apresentação
5a etapa: Apresentação do trabalho
6a etapa: Avaliação da professora

Recursos do Lied
v  Pesquisa na internet
v  Data show
v  Vídeos
v  Quadro
v  Pendrive
v  Recursos dos programas do LINUX


Pesquisa
Os temas pesquisados foram:
v  Origem da Matemática
v  História da Matemática na Grécia
v  História da Matemática no Egito
v  História da Matemática na Mesopotâmia
v  História da Matemática Árabe
v  História da Matemática na China


Culminância
v  Será a exposição dos materiais produzidos ao longo das aulas, na Mostra Cultural, que acontece todo ano na escola, com um estande destinado a Matemática.
v  Data prevista: 16/09/11
v  Local: Quadra da escola







ATIVIDADE TEMÁTICA

POR DENTRO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Projeto destinado aos alunos dos 6º e 9º anos do turno vespertino da EMEF “Tito dos Santos Neves” com o objetivo de levá-los a percepção de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por conseguinte, motivá-los a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.

Apresentação
O ser humano sabe muito mais Matemática do que pensa que sabe. Em geral as pessoas são ótimas matemáticas, pois a própria sobrevivência exige a resolução de vários problemas matemáticos e a maioria das pessoas se sai muito bem.
No dia-a-dia, entre outros cálculos, fazem comparações de grandezas, calcula probabilidade, fazem estimativas, na geometria, reconhecem figuras geométricas a partir de objetos reais na natureza, nas artes, na arquitetura, através de formas e desenhos, eles estão cada vez mais acessíveis e presente no nosso dia-a-dia, desde as civilizações mais antigas, em vários exemplos da arte chinesa, egípcia e outras.
O professor de Matemática, na sua prática em sala de aula, muito comumente se depara com questionamentos do aluno no sentido de se estabelecer uma relação com o que é ensinado na sala de aula e a sua aplicabilidade no cotidiano, e isto vem se agravando nas últimas décadas, pois com o advento da cultura da informação, é preciso mais que ter informação, é necessário produzir a partir da informação obtida. É aí que se alicerça este projeto, os sólidos geométricos estão presentes no mundo que nos rodeia.
Por isso, este projeto visa criar o hábito de reconhecer, no contato diário que vamos tendo com os objetos que nos envolvem e que apresentam as mais diferentes formas, àqueles que podem ser associado a um determinado sólido geométrico, por exemplo, um dado é um objeto que tem a forma de um cubo. Um pacote de leite é exemplo de um objeto com a forma de paralelepípedo; uma lata de ervilhas de conserva é um exemplo de um objeto com forma cilíndrica. É a Matemática no dia-a-dia.
Problematização: Para que usamos os sólidos geométricos?
Objetivos
Facilitar o entendimento dos conceitos geométricos, através de atividades práticas.
Identificar o aspecto de um objeto sob diferentes pontos de vista e saber representá-lo por meio de desenho.
Relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o cotidiano do aluno e do seu meio.
Motivar e estimular a curiosidade matemática.
Trabalhar a planificação da superfície de poliedros, por meio de contornos de suas faces.
Caracterizar polígono. (Através do TANGRAM)
Desenvolver um ambiente de discussão e troca dos conteúdos estudados;
Criar um ambiente em que os educandos possam falar sobre a matemática,
Criar inovações acrescentando detalhes e particularidades às atividades desenvolvidas, a partir de fundamentação teórica.
Transpor os conhecimentos sobre os sólidos geométricos para atividades práticas de recorte de jornais e revistas, fotografias, embalagens, etc.

Metodologia
Pesquisa sobre o tema, através de um “passeio” com os alunos na escola e arredores para que eles possam observar os sólidos geométricos no seu entorno, sensibilizando para observação das figuras geométricas na natureza, nas artes e na arquitetura, para que os conceitos de formas geométricos e sólidos geométrico fiquem bem claros.
Os educandos assistirão ao filme: Pato Donald no mundo mágico da matemática, o filme sensibilizará para a observação das formas geométricas na natureza, nas artes e na arquitetura.
Trabalho com embalagens, que serão trazidas pelos alunos, relacionando-as com os sólidos geométricos estudados.
Recortar de revistas e/ou jornais imagens onde seja possível reconhecer formas geométricas tais como: paisagens urbanas, eletrodomésticos, etc.
Montagem de murais com os recortes dos jornais e revistas mostrando a presença dos sólidos geométricos nos diferentes setores, tais como: Arquitetura, Publicidade, Propaganda, Decoração, Artes Plásticas, etc.
Exposição com as embalagens relacionando-as com os diversos sólidos geométricos.
Levar os alunos a construírem as ideias que dão suporte à definição de polígono, trabalhar a noção de ângulos retos, contornos de um quadrado, noções de perímetro de um quadrado e demonstrar como construir um cubo através de dobradura.
Montar os sólidos geométricos utilizando canudos, palitos de churrasco, borracha de dinheiro, dobraduras.
Duração: 12 aulas

Recursos:
Folhas de sulfite colorido. Papel cartão, seda, colorido( tipo papel de presente)
Régua, cola, tesoura, lápis de cor
Moldes de planificações, tela de pintura, tinta óleo
Sala de multimeios (DVD/data show)
Sala de informática (computador)
Palitos de churrasco, canudos, borracha de dinheiro.

Avaliação
O projeto desenvolvido será avaliado verificando-se:
Organização, criatividade e entusiasmo dos alunos nas diversas atividades do projeto.
O envolvimento, o respeito e o desempenho dos alunos nos trabalhos em grupo e nas resoluções das atividades individuais.
A produção final do que os alunos confeccionaram e produziram.
Verificar como os alunos estão interagindo com os conhecimentos matemáticos.
Analise dos conceitos adquiridos pelos alunos no decorrer do projeto.

Culminância:
Será a exposição dos materiais produzidos ao longo das aulas, na Mostra Cultural, que acontece todo ano na escola, com um estande destinado a Matemática.
Data prevista: 16/09/11
Local: Quadra da escola












ATIVIDADE TEMÁTICA

          JOGOS E MÚSICA



APRESENTAÇÃO

A proposta pedagógica é oferecer aos alunos atividades diferenciadas, dando novas oportunidades de alcançar sucesso e assumir o compromisso com a aprendizagem, principalmente com aqueles que apresentam dificuldades no entendimento dos conteúdos, desta forma o projeto de jogos matemáticos apresentarão estratégias para atender melhor os alunos que apresentam deficiência na aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
A matemática faz parte da vida das pessoas como criação humana, ao mostrar que ela tem sido desenvolvida para apresentar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, dessa forma leva-se em conta a importância de se incorporar ao seu ensino os recursos das tecnologias e jogos matemáticos no intuito de facilitar o aprendizado.
OBJETIVOS
           Objetivo Geral
- Oferecer conhecimento teórico relacionado a prática
 Objetivos Específicos
- Atender as necessidades de interpretação de problemas;

DESENVOLVIMENTO
Na verdade, por trás de cada material, se esconde uma visão de educação, de matemática, do homem e de mundo, ou seja, existe, no material, uma proposta pedagógica que o justifica.
O avanço das discussões sobre o papel e a natureza da educação e o desenvolvimento da psicologia, ocorrida no seio das transformações sociais e políticas contribuíram historicamente para as teorias pedagógicas que justificam o uso na aula de materiais concretos ou jogos e música, ao longo dos anos, sofrendo modificações e tomando feições diversas.
Os jogos matemáticos possuem a finalidade de despertar o interesse do aluno com o intuito de fixar a aprendizagem e reforçar o desenvolvimento de atitudes e habilidades.
A música desperta a atenção do aluno para o aprendizado de cada conteúdo.

CONCLUSÃO
Esse projeto indica novos aspectos no estudo de geometria, números e operações, privilegiando o desenvolvimento do sentido numérico e a compreensão de diferentes significados das operações.
Propõe novo enfoque para o tratamento da álgebra, apresentando-a incorporada aos demais conteúdos, privilegiando o desenvolvimento do pensamento algébrico e não o exercício mecânico do cálculo.
Além dos jogos e da música também foi colocado em exposição ao final do projeto quadros com fractais.





















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