O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Geometria - Por dentro dos Sólidos Geométricos

Nome: Racely Altoé

Projeto destinado aos alunos dos 6º e 9º anos do turno vespertino da EMEF “Tito dos Santos Neves” com o objetivo de levá-los a percepção de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por conseguinte, motivá-los a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.
Apresentação
O ser humano sabe muito mais Matemática do que pensa que sabe. Em geral as pessoas são ótimas matemáticas, pois a própria sobrevivência exige a resolução de vários problemas matemáticos e a maioria das pessoas se sai muito bem.
No dia-a-dia, entre outros cálculos, fazem comparações de grandezas, calcula probabilidade, fazem estimativas, na geometria, reconhecem figuras geométricas a partir de objetos reais na natureza, nas artes, na arquitetura, através de formas e desenhos, eles estão cada vez mais acessíveis e presente no nosso dia-a-dia, desde as civilizações mais antigas, em vários exemplos da arte chinesa, egípcia e outras.
O professor de Matemática, na sua prática em sala de aula, muito comumente se depara com questionamentos do aluno no sentido de se estabelecer uma relação com o que é ensinado na sala de aula e a sua aplicabilidade no cotidiano, e isto vem se agravando nas últimas décadas, pois com o advento da cultura da informação, é preciso mais que ter informação, é necessário produzir a partir da informação obtida. É aí que se alicerça este projeto, os sólidos geométricos estão presentes no mundo que nos rodeia.
Por isso, este projeto visa criar o hábito de reconhecer, no contato diário que vamos tendo com os objetos que nos envolvem e que apresentam as mais diferentes formas, àqueles que podem ser associado a um determinado sólido geométrico, por exemplo, um dado é um objeto que tem a forma de um cubo. Um pacote de leite é exemplo de um objeto com a forma de paralelepípedo; uma lata de ervilhas de conserva é um exemplo de um objeto com forma cilíndrica. É a Matemática no dia-a-dia.
Problematização: Para que usamos os sólidos geométricos?
Objetivos
Facilitar o entendimento dos conceitos geométricos, através de atividades práticas.
Identificar o aspecto de um objeto sob diferentes pontos de vista e saber representá-lo por meio de desenho.
Relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o cotidiano do aluno e do seu meio.
Motivar e estimular a curiosidade matemática.
Trabalhar a planificação da superfície de poliedros, por meio de contornos de suas faces.
Caracterizar polígono. (Através do TANGRAM)
Desenvolver um ambiente de discussão e troca dos conteúdos estudados;
Criar um ambiente em que os educandos possam falar sobre a matemática,
Criar inovações acrescentando detalhes e particularidades às atividades desenvolvidas, a partir de fundamentação teórica.
Transpor os conhecimentos sobre os sólidos geométricos para atividades práticas de recorte de jornais e revistas, fotografias, embalagens, etc.
Metodologia
Pesquisa sobre o tema, através de um “passeio” com os alunos na escola e arredores para que eles possam observar os sólidos geométricos no seu entorno, sensibilizando para observação das figuras geométricas na natureza, nas artes e na arquitetura, para que os conceitos de formas geométricos e sólidos geométrico fiquem bem claros.
Os educandos assistirão ao filme: Pato Donald no mundo mágico da matemática, o filme sensibilizará para a observação das formas geométricas na natureza, nas artes e na arquitetura.
Trabalho com embalagens, que serão trazidas pelos alunos, relacionando-as com os sólidos geométricos estudados.
Recortar de revistas e/ou jornais imagens onde seja possível reconhecer formas geométricas tais como: paisagens urbanas, eletrodomésticos, etc.
Montagem de murais com os recortes dos jornais e revistas mostrando a presença dos sólidos geométricos nos diferentes setores, tais como: Arquitetura, Publicidade, Propaganda, Decoração, Artes Plásticas, etc.
Exposição com as embalagens relacionando-as com os diversos sólidos geométricos.
Levar os alunos a construírem as ideias que dão suporte à definição de polígono, trabalhar a noção de ângulos retos, contornos de um quadrado, noções de perímetro de um quadrado e demonstrar como construir um cubo através de dobradura.
Montar os sólidos geométricos utilizando canudos, palitos de churrasco, borracha de dinheiro, dobraduras.
Duração: 12 aulas
Recursos:
Folhas de sulfite colorido. Papel cartão, seda, colorido ( tipo papel de presente)
Régua cola tesoura, lápis de cor.
Moldes de planificações, tela de pintura, tinta óleo.
Sala de multimeios (DVD/data show)
Sala de informática (computador)
Palitos de churrasco, canudos, borracha de dinheiro.
Avaliação
O projeto desenvolvido será avaliado verificando-se:
Organização, criatividade e entusiasmo dos alunos nas diversas atividades do projeto.
O envolvimento, o respeito e o desempenho dos alunos nos trabalhos em grupo e nas resoluções das atividades individuais.
A produção final do que os alunos confeccionaram e produziram.
Verificar como os alunos estão interagindo com os conhecimentos matemáticos.
Analise dos conceitos adquiridos pelos alunos no decorrer do projeto.
Culminância:
Será a exposição dos materiais produzidos ao longo das aulas, na 2ª Mostra Cultural, que acontece todo ano na escola, com um estande destinado a Matemática.
Data prevista: 16/09/11
Local: Quadra da escola













Nenhum comentário:

Postar um comentário