O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biodiversidade

I – Identificação da Escola

Nome da Escola: EMEIEF “Lourdes Scardini”

Nº de Espaços disponíveis para o desenvolvimento do Projeto:

Biblioteca Escolar, Laboratórios de Informática.

II – Identificação do Projeto Escolar:

Título do Projeto: Extinção, biodiversidade e classificação.

Turnos de Atendimento no Projeto: Vespertino

Nº de alunos atendidos no Projeto: 50

Nº de Turmas: 02

Ensino Fundamental: 7º anos.

Espaços Físicos que serão utilizados para desenvolver as atividades do Projeto:

Os espaços físicos para a realização das atividades propostas no projeto acontecerão nas dependências da escola: biblioteca, laboratórios de informática, refeitório e sala de aula.

Justificativa do Projeto:

A biodiversidade de uma região pode ser entendida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos que nela existem. O número de espécies de seres vivos num determinado ecossistema não é fixo, mas varia ao longo do tempo, pois a extinção de umas espécies e o surgimento de outras são fenômenos que ocorre naturalmente.

Conhecer a biodiversidade nos auxilia no estudo da estrutura e da dinâmica das teias alimentares, na compreensão do mecanismo da evolução dos seres vivos, e das tendências gerais de distribuição dos organismos na natureza.

Mas a importância da biodiversidade vai muito além: ela possui um imenso valor ecológico, genético, científico, cultural, econômico e até recreativo.

O Brasil possui uma grande variedade de animais. Alguns são característicos de uma região do Brasil como os micos-leões, que vivem apenas na região sudeste; e o boto-rosa, que vivem nos rios amazônicos. Outros como a onça, vivem em todo ou quase todo território.

Nos últimos 400 anos, mais de 300 espécies de animais desapareceram da face da terra. A extinção é o desaparecimento para sempre de uma espécie.

A extinção pode ocorrer naturalmente, sem a interferência do homem. Mas o homem vem sendo o grande vilão da extinção de animais e plantas através da caça e da exploração excessiva e, principalmente quando provoca mudanças no ambiente.

Objetivo Geral do Projeto:

Conscientiza o alunado dos estragos que temos causado na natureza. Visando a importância que a mesma tem para com os seres vivos.

Objetivos Específicos do Projeto:

Induzir a preservação dos animais e plantas, principalmente os raros ou ameaçados de extinção;

Conscientizar para Conservação das reservas e parques florestais e os animais que neles vivem;

Aprender a respeitar as leis que proíbem a caça e a pesca nas diferentes épocas de reprodução dos animais.

c) Metodologia de Trabalho:

· Utilização de aulas expositivas;

· Aulas práticas;

· Pesquisas;

· Campanhas educativas;

· Viagens para estudo;

· Relatórios;

· Debates;

Recursos necessários para viabilização do projeto:

Materiais

Os recursos materiais necessários para o desenvolvimento do projeto são Ônibus para visita, Sacolas para lixo, Televisão, DVD Player, Aparelho de Som;, Laboratório de Informática, Biblioteca, cartolinas, pinceis, tesouras, cola.

Humanos

Professores para o desenvolvimento do projeto, profissionais da área da educação, meio ambiente e outros, corpo técnico administrativo, corpo docente e discente da escola.

Formas de acompanhamento com registros – observações relevantes

O acompanhamento dos alunos no projeto se dará através de registros em pauta e fotos.

Avaliação do desempenho dos alunos no projeto

A Avaliação dos participantes do projeto se dará de forma dinâmica e participativa, através dos resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos, apresentações, atividades e avaliação escrita. Pode-se, dessa forma, avaliar os resultados corrigindo eventuais erros que venham ocorrer ao longo do processo de realização dos trabalhos.

FOTOS

clip_image002

clip_image004

clip_image006

clip_image008

clip_image010

clip_image012

clip_image014

clip_image016

clip_image018

clip_image020

clip_image022

Nenhum comentário:

Postar um comentário