I – Identificação da Escola
Nome da Escola: EMEIEF “Lourdes Scardini”
Nº de Espaços disponíveis para o desenvolvimento do Projeto:
Biblioteca Escolar, Laboratórios de Informática.
II – Identificação do Projeto Escolar:
Título do Projeto: Extinção, biodiversidade e classificação.
Turnos de Atendimento no Projeto: Vespertino
Nº de alunos atendidos no Projeto: 50
Nº de Turmas: 02
Ensino Fundamental: 7º anos.
Espaços Físicos que serão utilizados para desenvolver as atividades do Projeto:
Os espaços físicos para a realização das atividades propostas no projeto acontecerão nas dependências da escola: biblioteca, laboratórios de informática, refeitório e sala de aula.
Justificativa do Projeto:
A biodiversidade de uma região pode ser entendida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos que nela existem. O número de espécies de seres vivos num determinado ecossistema não é fixo, mas varia ao longo do tempo, pois a extinção de umas espécies e o surgimento de outras são fenômenos que ocorre naturalmente.
Conhecer a biodiversidade nos auxilia no estudo da estrutura e da dinâmica das teias alimentares, na compreensão do mecanismo da evolução dos seres vivos, e das tendências gerais de distribuição dos organismos na natureza.
Mas a importância da biodiversidade vai muito além: ela possui um imenso valor ecológico, genético, científico, cultural, econômico e até recreativo.
O Brasil possui uma grande variedade de animais. Alguns são característicos de uma região do Brasil como os micos-leões, que vivem apenas na região sudeste; e o boto-rosa, que vivem nos rios amazônicos. Outros como a onça, vivem em todo ou quase todo território.
Nos últimos 400 anos, mais de 300 espécies de animais desapareceram da face da terra. A extinção é o desaparecimento para sempre de uma espécie.
A extinção pode ocorrer naturalmente, sem a interferência do homem. Mas o homem vem sendo o grande vilão da extinção de animais e plantas através da caça e da exploração excessiva e, principalmente quando provoca mudanças no ambiente.
Objetivo Geral do Projeto:
Conscientiza o alunado dos estragos que temos causado na natureza. Visando a importância que a mesma tem para com os seres vivos.
Objetivos Específicos do Projeto:
Induzir a preservação dos animais e plantas, principalmente os raros ou ameaçados de extinção;
Conscientizar para Conservação das reservas e parques florestais e os animais que neles vivem;
Aprender a respeitar as leis que proíbem a caça e a pesca nas diferentes épocas de reprodução dos animais.
c) Metodologia de Trabalho:
· Utilização de aulas expositivas;
· Aulas práticas;
· Pesquisas;
· Campanhas educativas;
· Viagens para estudo;
· Relatórios;
· Debates;
Recursos necessários para viabilização do projeto:
Materiais
Os recursos materiais necessários para o desenvolvimento do projeto são Ônibus para visita, Sacolas para lixo, Televisão, DVD Player, Aparelho de Som;, Laboratório de Informática, Biblioteca, cartolinas, pinceis, tesouras, cola.
Humanos
Professores para o desenvolvimento do projeto, profissionais da área da educação, meio ambiente e outros, corpo técnico administrativo, corpo docente e discente da escola.
Formas de acompanhamento com registros – observações relevantes
O acompanhamento dos alunos no projeto se dará através de registros em pauta e fotos.
Avaliação do desempenho dos alunos no projeto
A Avaliação dos participantes do projeto se dará de forma dinâmica e participativa, através dos resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos, apresentações, atividades e avaliação escrita. Pode-se, dessa forma, avaliar os resultados corrigindo eventuais erros que venham ocorrer ao longo do processo de realização dos trabalhos.
FOTOS
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