O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Projeto Poesias

EMEF DRº RENATO ARAÚJO MAIA

PROJETO POESIAS

VANUZIA PINTO MARTINS

NOVA VENÉCIA-ES

2011

OBJETIVOS
• Geral
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas utilizando como instrumento o laboratório do lied.
• Específicos
- Despertar o prazer pela leitura de poemas.
- Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
- Recitar poesia explorando os recursos existentes.
- Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
- Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
- Resgatar sentimentos e valores.
METODOLOGIA
1º Momento

- Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.
- Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
- Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.

2º momento

- Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes)
- Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
3º momento
- Conhecer vários poemas através ( pesquisa – internet )

- Declamação de poesias.
- Organização de um mural com poesias conhecidas.

4º momento

- Produção de um poema coletivo e/ou individual.

Cronograma


Atividades – setembro e outubro
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesia.
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.

-Pesquisas de poesias através da internet.
AVALIAÇÃO

A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia e confecção de murais.

clip_image002clip_image004 clip_image006clip_image008

Nenhum comentário:

Postar um comentário