O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PROJETO FOTOGRAFIA NA ESCOLA

VALORIZAÇÃO DAS FOTOS DE FAMÍLIA
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 EXPOSIÇÃO EXCESSIVA NA MÍDIA
Escola: EMEF Tito dos Santos Neves
Turma: 9º C
Turno: Vespertino
Disciplina: Artes
Professora: Lucivani Jacob Gonçalves

Projeto:
O projeto tem por objetivo mais amplo promover a experiência do aluno com a arte, através da produção e fruição estética e ética de imagens visuais. 
Mobilizar através da leitura de imagens fotográficas a produção de diferentes narrativas que venham a contribuir e facilitar o processo de construção do conhecimento, comunicação e integração social do aluno.
Despertar a consciência crítica do aluno sobre como os instrumentos técnicos utilizados na comunicação visual podem exercer a função de vetores subjetivos que promovem a banalização da experiência do olhar no mundo contemporâneo.
Estimular o aluno a desenvolver um ato fotográfico mais consciente, superando o gesto automatizado normalmente usado na ação do registro fotográfico, buscando dominar o uso de máquinas e de novas tecnologias como facilitador de interação com o mundo físico e social.
Incentivar o aluno a construção e preservação de sua história familiar e social, utilizando o registro fotográfico como linguagem narrativa da percepção dos símbolos e significados compreendidos na análise crítica do seu cotidiano e de sua cultura.
Por fim, o objetivo da realização do projeto "Valorização das fotos de família versus exposição excessiva na mídia" visa promover uma reflexão entre jovens e adolescentes, através da produção, exposição e análise crítica das imagens fotográficas dos sites de relacionamento da internet.


Justificativa do Projeto:
A princípio o projeto se justifica na pressuposição de que quase todas as famílias, mesmo as de mais baixa renda, hoje possuem uma pequena máquina fotográfica e que os jovens demonstram grande interesse em sua utilização.
Como estão nossos jovens alunos fazendo uso das máquinas e das novas tecnologias acessíveis no mundo contemporâneo é motivo de preocupação. A imagem obtida num rápido click e espalhada velozmente nos atuais meios de comunicação pode tomar caminhos subjetivos, proporcionar significados equivocados na compreensão dos signos e novos códigos de interpretação e construção dos sentidos.
 A produção de imagens fotográficas e sua análise crítica podem muito auxiliar os alunos na compreensão de si e de seu contexto social.
O registro de imagens fotográficas antigas de familiares e seus ambientes proporcionam uma análise dos símbolos e significados registrados que ao serem comparados com imagens atuais permitem ao aluno maior e melhor compreensão de sua herança cultural.

Objetivos Pedagógicos:
Promover a educação estética como contribuição da arte no processo educativo. Despertar o aluno para a linguagem fotográfica e o desenvolvimento de uma nova maneira de olhar, articulando a percepção, a imaginação, o conhecimento e a produção artística.
Proporcionar ao aluno um fazer fotográfico mediado pelo desafio de experiências lúdicas, cognitivas e sensíveis, pertinentes á arte e demais campos do saber, principalmente como uma nova alternativa de linguagem artística.
Criar narrativas que integram imagens e textos orais e escritos que contribuam na construção da consciência crítica do aluno.


Resultados esperados:

Ao familiarizar o aluno com novas práticas de produção de imagens e narrativas aliadas à compreensão da importância de se utilizar esses recursos de forma ética e estética, muito tem a contribuir para a construção da consciência de si, do outro, e do seu cotidiano no contexto das relações socioculturais.
Diante dos resultados obtidos com a execução do projeto, levar o aluno a desenvolver uma consciência crítica de como deve ser feito o registro da sua história através das fotografias.
Levar o aluno a compreender como a perpetuação de uma determinada imagem reflete da personalidade e individualidade de cada pessoa. Assim como através das imagens dos ambientes familiares analisarem os aspectos sócio-culturais e do modo de vida das famílias envolvidas.
Finalmente espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de refletir sobre o bombardeio de mensagens visuais que nos são apresentadas todos os dias, e como devemos agir diante dessas imagens.

Conclusões finais:

A prática realizada visa estimular os jovens e adolescentes a desenvolver um ato fotográfico mais consciente, superando o gesto automatizado normalmente usado na ação do registro fotográfico. Incentivar a construção e preservação de sua história familiar e social, utilizando o registro fotográfico como linguagem narrativa da percepção dos símbolos e significados compreendidos na análise crítica do seu cotidiano e de sua cultura. Conscientizar acerca dos perigos que tamanha exposição na mídia pode resultar, como: Informações pessoais ao alcance de todos, fotos disponíveis para qualquer indivíduo, risco das fotos serem manipuladas e alteradas e denegrir a própria imagem em nome da vaidade, acarretando vários problemas familiares, afetivos, religiosos, profissionais, sociais entre outros.
A realização desta prática consistiu em três momentos (aulas): pesquisa e apresentação de fotos antigas de família; pesquisa e apresentação de fotos atuais de jovens e adolescentes expostas na mídia; reflexão, comparação e debates sobre as mesmas e sobre todo o processo.