EMEF” Dr Adalton Santos”
Olhares sobre o povo Veneciano.
Componentes: Adriana Tessinari de Abreu
Andressa Tessinari de Abreu
Publico: alunos do 9º ano do ensino fundamental
Disciplina –Ensino Religioso, Língua Portuguesa, história e Artes.
Nova Venécia - ES
“ Olhares sobre o povo veneciano.”
Justificativa
A juventude representa um segmento determinante para a sociedade, pois constitui uma categoria de importante relevância social e política, sendo fundamental refletir sobre as aspirações que movem os jovens, sua consciência inquieta, seu poder de enfrentamento e a força de suas idéias e atitudes. Desenvolver estudos que abordem essa problemática e que aponte alternativas possíveis torna-se interesse de todos aqueles que buscam entender como as próximas gerações atuarão sobre o destino do país e de que forma a escola e a sociedade hoje podem contribuir para isso.
O presente projeto revela a importância de se motivar os estudantes à participação política e à prática da cidadania, através do entendimento da força de atuação e representatividade dos jovens na sociedade, principalmente criando um novo espaço aberto ao debate e ao desenvolvimento de ações que promovam a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.
Todos nos consideramos verdadeiros cidadãos, mas é raro nos mobilizarmos significativamente em prol de mudanças que sabemos serem primordiais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diante dessa realidade, pretende-se desenvolver um trabalho nas aulas de Arte e Ensino Religioso que una o social e o artístico em aulas de campo realizadas num dos bairros da cidade de Nova Venécia, Padre Gianni oportunizando aos alunos conhecerem uma realidade diferente da vivenciada no cotidiano, praticar a solidariedade humana e também, expressar-se por meio de uma linguagem visual fotográfica, com um olhar sobre a desigualdade social que tange nossa cidade, para que ele possa refletir sobre as diferenças sociais e a importância de cada um no processo de construção de um país mais igualitário.
Contextualização da atividade
A fotografia em Artes Visuais exerce um grande poder de sedução na percepção estética, estimula a sensibilidade e exerce uma grande influencia em nosso imaginário. Desta forma o professor pode estimular os alunos a formarem um pensamento visual através desta prática, fazendo com que discutam o que compreenderam sobre o olhar fotográfico, pois a fotografia também possui um caráter ilusório, sendo mero reflexo da nossa imaginação, da maneira como queremos apresentar o mundo, a realidade. Sendo assim ela não exige uma língua padrão, uma vez que está sujeita a várias interpretações.
Nessa perspectiva, será trabalhada a sensibilidade de observar a realidade através da fotografia no projeto cujo tema, “Olhares sobre o povo veneciano” com as turmas do 9º ano do ensino fundamental da EMEF “Dr. Adalton Santos”, visando trazer a realidade mais próxima para o ambiente escolar, possibilitando a compreensão através de uma experiência concreta sobre o que é cidadania, integração arte, cultura e a sociedade, numa perspectiva de visão prática e realista.
Descrição das atividades
A metodologia deste trabalho fundamenta-se em uma proposta teórica e outra prática, a partir de exercícios de observação espacial e obtenções fotográficas, adequando um exercício de percepção sob a ótica dos alunos.
O início do trabalho será nas aulas de ensino religioso a partir do conhecimento de dois documentários que excitam o lado social e a necessidade de mudança, “ Ilha das Flores de Jorge Furtado” e “ Por um Brasil sem fome – Josué de Castro” .Depois do filme haverá a realização de uma “mesa redonda para a discussões sobre o tema “ Quais são os tipos de fome mais urgentes para o povo brasileiro”
Depois da discussão, o trabalho prático será realizado através de uma visita no bairro Padre Gianni para conhecer estilos de vida diferentes, trabalhos sociais realizados e também as diferenças sociais do local. Para essa visita, serão organizadas pelos alunos, algumas cestas básicas para as famílias mais carentes do local.
Antes da visita, faz-se necessário despertar o olhar observador, a sensibilidade transformadora que cada pessoa tem, para fotografar artisticamente os fatos mais inusitados do cotidiano visitado.
Após a realização da visita, serão elaborados pequenos textos para exposição em mural na escola na semana da pátria sobre o tema” BrasiL... País do carnaval, futebol, das riquezas naturais... Quando deixarás de ser um pais das aparência para ser realidade?”
Trazer esse aprendizado para a prática é demonstrar o que foi apreendido para os outros colegas que não passaram pela experiência. Para isso, no dia que antecede o 7 de setembro, será apresentado para as turmas a experiência da agente de saúde do bairro que exercita sua solidariedade através de vários projetos desenvolvidos no bairro, seu exemplo de vida é uma afirmação da persistência e de um real exercício da cidadania.
A próxima etapa será a elaboração de um livro
Objetivo Geral
Entender na prática a importância do exercício da cidadania para a construção de um país mais justo e igualitário.
Objetivos específicos
Identificar através da linguagem fotográfica a influência da cultura africana no contexto social em que vivemos.
Trazer à tona discussões sobre a importância do desenvolvimento da solidariedade humana e da cidadania.
Descrição da carga horária total e por atividades (cronograma):
Pretende-se executar o referido projeto em doze aulas, sendo que:
1ª aula – Apresentação do vídeo; “ Ilha das Flores- de Jorge Furtado ”;
2ª aula _ Aula expositiva: Discussão do tema;
3ª aula – Apresentação do vídeo “Por um Brasil sem fome – Josué de Castro”
4ª aula_ Aula expositiva: a importância do ato da cidadania a partir do exercício da solidariedade.
5ª aula_ Pesquisa de campo: Saída fotográfica e aula expositiva com os moradores do bairro Padre Gianni;
6ª aula_ Debates: Escolha e comentário das fotos mais impactantes e exibição em mural.
7ª aula _ Elaboração de pequenos textos sobre o significado de cada foto, numa visão construtiva para a melhora do local.
9ª aula_ Elaboração do mural.
10ª aula – Exposição dos trabalhos no dia 7 de setembro.
11ª aula _ Elaboração e diagramação de um livro que registre “ Um olhar sobre o povo veneciano”.
12ª aula _ Edição e exposição final dos trabalhos.
Materiais necessários: ônibus escolar, Câmeras fotográficas, computador com acesso à internet, vídeo, papel colorset, papel crafit, tesoura, cola, dentre outros.
Estratégias: Aulas expositivas, pesquisas de campo, debates, estudos de caso (a partir da observação minuciosa da realidade para propor transformação) dentre outros.
Resultados esperados:
A avaliação deve acontecer durante o percurso de todo o projeto, observando o que cada aluno comentou sobre suas imagens, como pensou na composição e poética das fotos, a partir do que foi visto.
Faz-se necessário observar o olhar crítico do aluno diante da realidade local, a proposta de modificá-la, o registro das ideias, a vontade de transformação e a necessidade de se entender um cidadão construtor de uma nova realidade.
Estreitar a relação entre os alunos e a sociedade local, através de atos concretos de solidariedade.
Referências Bibliografias
CORASSA, Maria Auxiliadora; GONÇALVES, Maria Gorete Dadalto; REBOLÇAS, Moema Martins. ANAIS – Espaços de Formação. VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. III Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES
http://www.artesvisuais.neaad.ufes.br/course/view. php?id=107
http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo. php2 –
ANEXOS
Pesquisa de campo com visita ao bairro.
“Acredite que ainda é tempo que a pobreza é algo que vai passar...
A felicidade é o maior desejo de assim poder recomeçar...” Daniela 9º E
“A felicidade de uma pessoa
pode estar numa simples demonstração de afeto e do carinho.
A Felicidade pode estar na partilha do pão de cada dia. “ Carolyne - 9 º E
“FELICIDADE, palavra difícil de ser explicada,
pessoas que situações de muitas dificuldades,
são uma verdadeira lição de vida para a nação brasileira.” Yasmim 9º E
“Investir em empregos,
investir em saúde e educação,
pode mudar a vida de muita gente.” Alex 9º F
“Mesmo coma vida sofrida, o seu sorriso expressa esperança.
Mesmo com uma juventude difícil, o sorriso minimiza a dor. “ Leonardo 9º F
“Pés que trabalham,
pés que ajudam a população.
Pés que ajudam a dar o sustento do cidadão. “ Micaela – 9º F
“A janela aberta representa a esperança de uma nova vida,
a de um país sem tanta desigualdade social.” Débora - 9 º F
“Esse é o retrato de como a vida pode ser fácil e simples.
A felicidade pode estar bem próxima de você,
basta saber vivenciá-la.” Amabile 9º E
“Pode haver motivos ruins,
mas nem assim estas crianças deixam a tristeza invadir os seus seres,
pois existe o mais importante, o amor em seu coração. “ Daniela – 9º E
“Esperança nos olhos de uma criança
Que tem fome de dignidade.” Sabrina 9º F
“Um sorriso de uma criança
que vive na desigualdade
a esperança de uma vida digna.” Vitor 9º F
“As sandálias representam passos diferentes
de um povo que luta com muita dignidade.”
Eduardo, Rafael e Paulo - 9º D
“As pessoas se encontrando na praça
à procura de algo que preencha a solidão.” Taissa – 9º F
“Em meio a tantas dificuldades,
as crianças deste país
representam a esperança de um futuro melhor. “ Lidia – 9º E
“Esta foto nos mostra a realidade de muitos brasileiros.
É só olhar ao redor, e verás o que é o nosso País.”
“A educação que se vê não é a melhor,
mas o jeito que se aprende é o que vale.” Daniel 9º F
“ Devemos cuidar do nosso país,
ele é o nosso habitat natural.”
“Nós somos os autores
da nossa própria história . Alice 9º E
“O sorriso de uma criança ao ver comida,
pode ser o sonho de muitas vidas sofridas.” Janieli
“O Brasil dos meus sonhos é ter amor no coração,
acreditar nessa nação
e viver a simplicidade de criança .” Carolayne 9 º E
“O banco da praça,
Representa o sonho de tempos que ainda virão.”
“O jeito tímido do pessoal mostra
a realidade do mundo em que vivemos.”
“ A simplicidade de pequenos olhares,
revelam os sonhos de um povo sofrido.”
“A casa está de portas abertas,
para uma independência verdadeira.
Você também é responsável por mudar essa nação.”
“A expressão de experiência e dignidade,
vão além das palavras.”
“É preciso colorir a vida, já!”
Alunos formando frases para projeto
Confecção do Mural
Exposição do Mural
A agente de saúde Beatriz falando de seu projeto do Bairro Padre Gianni no Evento na “EMEF Dr Adalton Santos” em comemoração ao 7 de Setembro.
Apresentação das alunas