O objetivo desse blog é compartilhar os projetos realizados pelos professores que participaram do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Venécia -ES.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Olhares sobre o povo Veneciano

EMEF” Dr Adalton Santos”

Olhares sobre o povo Veneciano.

Componentes: Adriana Tessinari de Abreu

Andressa Tessinari de Abreu

Publico: alunos do 9º ano do ensino fundamental

Disciplina –Ensino Religioso, Língua Portuguesa, história e Artes.

Nova Venécia - ES

“ Olhares sobre o povo veneciano.”

Justificativa

A juventude representa um segmento determinante para a sociedade, pois constitui uma categoria de importante relevância social e política, sendo fundamental refletir sobre as aspirações que movem os jovens, sua consciência inquieta, seu poder de enfrentamento e a força de suas idéias e atitudes. Desenvolver estudos que abordem essa problemática e que aponte alternativas possíveis torna-se interesse de todos aqueles que buscam entender como as próximas gerações atuarão sobre o destino do país e de que forma a escola e a sociedade hoje podem contribuir para isso.

O presente projeto revela a importância de se motivar os estudantes à participação política e à prática da cidadania, através do entendimento da força de atuação e representatividade dos jovens na sociedade, principalmente criando um novo espaço aberto ao debate e ao desenvolvimento de ações que promovam a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.

Todos nos consideramos verdadeiros cidadãos, mas é raro nos mobilizarmos significativamente em prol de mudanças que sabemos serem primordiais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Diante dessa realidade, pretende-se desenvolver um trabalho nas aulas de Arte e Ensino Religioso que una o social e o artístico em aulas de campo realizadas num dos bairros da cidade de Nova Venécia, Padre Gianni oportunizando aos alunos conhecerem uma realidade diferente da vivenciada no cotidiano, praticar a solidariedade humana e também, expressar-se por meio de uma linguagem visual fotográfica, com um olhar sobre a desigualdade social que tange nossa cidade, para que ele possa refletir sobre as diferenças sociais e a importância de cada um no processo de construção de um país mais igualitário.

Contextualização da atividade

A fotografia em Artes Visuais exerce um grande poder de sedução na percepção estética, estimula a sensibilidade e exerce uma grande influencia em nosso imaginário. Desta forma o professor pode estimular os alunos a formarem um pensamento visual através desta prática, fazendo com que discutam o que compreenderam sobre o olhar fotográfico, pois a fotografia também possui um caráter ilusório, sendo mero reflexo da nossa imaginação, da maneira como queremos apresentar o mundo, a realidade. Sendo assim ela não exige uma língua padrão, uma vez que está sujeita a várias interpretações.

Nessa perspectiva, será trabalhada a sensibilidade de observar a realidade através da fotografia no projeto cujo tema, Olhares sobre o povo veneciano” com as turmas do 9º ano do ensino fundamental da EMEF “Dr. Adalton Santos”, visando trazer a realidade mais próxima para o ambiente escolar, possibilitando a compreensão através de uma experiência concreta sobre o que é cidadania, integração arte, cultura e a sociedade, numa perspectiva de visão prática e realista.

Descrição das atividades

A metodologia deste trabalho fundamenta-se em uma proposta teórica e outra prática, a partir de exercícios de observação espacial e obtenções fotográficas, adequando um exercício de percepção sob a ótica dos alunos.

O início do trabalho será nas aulas de ensino religioso a partir do conhecimento de dois documentários que excitam o lado social e a necessidade de mudança, “ Ilha das Flores de Jorge Furtado” e “ Por um Brasil sem fome – Josué de Castro” .Depois do filme haverá a realização de uma “mesa redonda para a discussões sobre o tema “ Quais são os tipos de fome mais urgentes para o povo brasileiro”

Depois da discussão, o trabalho prático será realizado através de uma visita no bairro Padre Gianni para conhecer estilos de vida diferentes, trabalhos sociais realizados e também as diferenças sociais do local. Para essa visita, serão organizadas pelos alunos, algumas cestas básicas para as famílias mais carentes do local.

Antes da visita, faz-se necessário despertar o olhar observador, a sensibilidade transformadora que cada pessoa tem, para fotografar artisticamente os fatos mais inusitados do cotidiano visitado.

Após a realização da visita, serão elaborados pequenos textos para exposição em mural na escola na semana da pátria sobre o tema” BrasiL... País do carnaval, futebol, das riquezas naturais... Quando deixarás de ser um pais das aparência para ser realidade?”

Trazer esse aprendizado para a prática é demonstrar o que foi apreendido para os outros colegas que não passaram pela experiência. Para isso, no dia que antecede o 7 de setembro, será apresentado para as turmas a experiência da agente de saúde do bairro que exercita sua solidariedade através de vários projetos desenvolvidos no bairro, seu exemplo de vida é uma afirmação da persistência e de um real exercício da cidadania.

A próxima etapa será a elaboração de um livro

Objetivo Geral

Entender na prática a importância do exercício da cidadania para a construção de um país mais justo e igualitário.

Objetivos específicos

Identificar através da linguagem fotográfica a influência da cultura africana no contexto social em que vivemos.

Trazer à tona discussões sobre a importância do desenvolvimento da solidariedade humana e da cidadania.

Descrição da carga horária total e por atividades (cronograma):

Pretende-se executar o referido projeto em doze aulas, sendo que:

1ª aula – Apresentação do vídeo; “ Ilha das Flores- de Jorge Furtado ”;

2ª aula _ Aula expositiva: Discussão do tema;

3ª aula – Apresentação do vídeo “Por um Brasil sem fome – Josué de Castro”

4ª aula_ Aula expositiva: a importância do ato da cidadania a partir do exercício da solidariedade.

5ª aula_ Pesquisa de campo: Saída fotográfica e aula expositiva com os moradores do bairro Padre Gianni;

6ª aula_ Debates: Escolha e comentário das fotos mais impactantes e exibição em mural.

7ª aula _ Elaboração de pequenos textos sobre o significado de cada foto, numa visão construtiva para a melhora do local.

9ª aula_ Elaboração do mural.

10ª aula – Exposição dos trabalhos no dia 7 de setembro.

11ª aula _ Elaboração e diagramação de um livro que registre “ Um olhar sobre o povo veneciano”.

12ª aula _ Edição e exposição final dos trabalhos.

Materiais necessários: ônibus escolar, Câmeras fotográficas, computador com acesso à internet, vídeo, papel colorset, papel crafit, tesoura, cola, dentre outros.

Estratégias: Aulas expositivas, pesquisas de campo, debates, estudos de caso (a partir da observação minuciosa da realidade para propor transformação) dentre outros.

Resultados esperados:

A avaliação deve acontecer durante o percurso de todo o projeto, observando o que cada aluno comentou sobre suas imagens, como pensou na composição e poética das fotos, a partir do que foi visto.

Faz-se necessário observar o olhar crítico do aluno diante da realidade local, a proposta de modificá-la, o registro das ideias, a vontade de transformação e a necessidade de se entender um cidadão construtor de uma nova realidade.

Estreitar a relação entre os alunos e a sociedade local, através de atos concretos de solidariedade.

Referências Bibliografias

CORASSA, Maria Auxiliadora; GONÇALVES, Maria Gorete Dadalto; REBOLÇAS, Moema Martins. ANAIS – Espaços de Formação. VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. III Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES

http://www.artesvisuais.neaad.ufes.br/course/view. php?id=107

http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo. php2 –

ANEXOS

clip_image002

Pesquisa de campo com visita ao bairro.

clip_image004

clip_image006

clip_image008

“Acredite que ainda é tempo que a pobreza é algo que vai passar...

A felicidade é o maior desejo de assim poder recomeçar...” Daniela 9º E

clip_image010

“A felicidade de uma pessoa

pode estar numa simples demonstração de afeto e do carinho.

A Felicidade pode estar na partilha do pão de cada dia. “ Carolyne - 9 º E

clip_image012

“FELICIDADE, palavra difícil de ser explicada,

pessoas que situações de muitas dificuldades,

são uma verdadeira lição de vida para a nação brasileira.” Yasmim 9º E

clip_image014

“Investir em empregos,

investir em saúde e educação,

pode mudar a vida de muita gente.” Alex 9º F

clip_image016

“Mesmo coma vida sofrida, o seu sorriso expressa esperança.

Mesmo com uma juventude difícil, o sorriso minimiza a dor. “ Leonardo 9º F

clip_image018

“Pés que trabalham,

pés que ajudam a população.

Pés que ajudam a dar o sustento do cidadão. “ Micaela – 9º F

clip_image020

“A janela aberta representa a esperança de uma nova vida,

a de um país sem tanta desigualdade social.” Débora - 9 º F

clip_image022

“Esse é o retrato de como a vida pode ser fácil e simples.

A felicidade pode estar bem próxima de você,

basta saber vivenciá-la.” Amabile 9º E

clip_image024

“Pode haver motivos ruins,

mas nem assim estas crianças deixam a tristeza invadir os seus seres,

pois existe o mais importante, o amor em seu coração. “ Daniela – 9º E

clip_image026

“Esperança nos olhos de uma criança

Que tem fome de dignidade.” Sabrina 9º F

clip_image028

“Um sorriso de uma criança

que vive na desigualdade

a esperança de uma vida digna.” Vitor 9º F

clip_image030

“As sandálias representam passos diferentes

de um povo que luta com muita dignidade.”

Eduardo, Rafael e Paulo - 9º D

clip_image032

“As pessoas se encontrando na praça

à procura de algo que preencha a solidão.” Taissa – 9º F

clip_image034

“Em meio a tantas dificuldades,

as crianças deste país

representam a esperança de um futuro melhor. “ Lidia – 9º E

clip_image036

“Esta foto nos mostra a realidade de muitos brasileiros.

É só olhar ao redor, e verás o que é o nosso País.”

clip_image038

“A educação que se vê não é a melhor,

mas o jeito que se aprende é o que vale.” Daniel 9º F

clip_image040

“ Devemos cuidar do nosso país,

ele é o nosso habitat natural.”

clip_image042

“Nós somos os autores

da nossa própria história . Alice 9º E

clip_image044

“O sorriso de uma criança ao ver comida,

pode ser o sonho de muitas vidas sofridas.” Janieli

clip_image046

“O Brasil dos meus sonhos é ter amor no coração,

acreditar nessa nação

e viver a simplicidade de criança .” Carolayne 9 º E

clip_image048

“O banco da praça,

Representa o sonho de tempos que ainda virão.”

clip_image050

“O jeito tímido do pessoal mostra

a realidade do mundo em que vivemos.”

clip_image052

“ A simplicidade de pequenos olhares,

revelam os sonhos de um povo sofrido.”

clip_image054

“A casa está de portas abertas,

para uma independência verdadeira.

Você também é responsável por mudar essa nação.”

clip_image056

“A expressão de experiência e dignidade,

vão além das palavras.”

clip_image058

“É preciso colorir a vida, já!”

Alunos formando frases para projeto

clip_image060

clip_image062

Confecção do Mural

clip_image064

clip_image066

Exposição do Mural

A agente de saúde Beatriz falando de seu projeto do Bairro Padre Gianni no Evento na “EMEF Dr Adalton Santos” em comemoração ao 7 de Setembro.

clip_image068
clip_image070
clip_image072

Apresentação das alunas

clip_image074
clip_image076
clip_image078
clip_image080
clip_image082

Resgatando a Cultura Brasileira

EMEF ”TITO DOS SANTOS NEVES”

RESGATANDO A CULTURA BRASILEIRA

NOVA VENÉCIA - AGOSTO DE 2011

I- Identificação do Projeto

Título: Resgatando a cultura brasileira

Escola: EMEF “Tito dos Santos Neves”

Local: Rua Duarte nº 431, Bairro Rúbia - Nova Venécia - ES

Diretora: Maristela Salvador

Pedagoga: Lucia Nascimento Soares

Coordenadora: Regina Partelli

Professores envolvidos: Todos os professores do turno matutino

Participação:

Elaine Galvão Baldotto

Sionara Panciere da Cruz Louback

Apoio:Línida Pires Coppo

Clientela: Alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental

Turno: Matutino

Ano: 2011

Duração: 15 dias

II- JUSTIFICATIVA

Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado como as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros é que decidimos colocar em prática o projeto Resgatando a cultura brasileira para que nosso alunado possam conhecer as expressões culturais, lendas, crenças populares, contos e cantigas de roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições do povo brasileiro.

III- OBJETIVOS:

-resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira:

- conhecer a importância do folclore para os alunos e comunidade
-reconhecer textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da leitura
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções textos,produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção

-propiciar ao aluno interação com as novas tecnologias para que possa resolver as situações desafiadoras que vai encontrar na vida em sociedade.

IV. CONTEÚDOS

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas a partir destas ampliar conhecimentos. Identificar letras em diferentes tipos de textos e a partir destas construir novas palavras. Ler e produzir diferentes tipos de textos. Solucionar situações problemas que envolvam cálculo, gráficos, tabelas etc.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

V- ÁREAS

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita:leitura, produção escrita, fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, receita, lendas, textos informativos. A produção de diferentes tipos de textos poderão ser digitados no laboratório de informática.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas, dobraduras, montagem de quebra cabeça etc.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas), situações problemas, cálculos em diferentes situações, gráficos, tabelas, medidas etc.

V- METODOLOGIA

O sujeito contemporâneo só consegue ser interativo com a mídia, sendo ele mesmo, multimeios, necessitando da leitura para sê-lo; no mundo de hoje, não só a prática de leitura deve passar pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, mas o usuário dessas tecnologias deve desenvolver, por intermédio da família, escola e sociedade leitora, práticas sociais de leitura e escrita.

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula ou no laboratório de informática. Os alunos pesquisarão as  manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas.Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens,ilustração de textos,adivinhas, parlendas, provérbios,lendas mitos, contos tabelas,calculo mental,dobraduras,atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema (O que é folclore;Quais as cantigas do nosso folclore;Como são os personagens do nosso folclore;Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore. Pesquisa de lenda, parlenda e mitos).

· Interpretação de texto

· Caça palavras

· Jogos

· Modelagem em argila

· Produção de textos

· Brincadeiras

· Danças

· Recortes

· Textos e poesias;

· Musicas;

· Cruzadinhas;

· Adivinhas;

· Provérbios;

· Problemas matemáticos

· Tabela;

· Gráficos;

· Jogos e brincadeiras;

· Dobraduras;

· Cartazes;

VI. RECURSOS:

- Humanos

- Materiais (plantas medicinais, livros e revistas (fontes de informação),argila, sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, vídeos, máquina fotográfica, papel ofício etc).

VII -CULMINÂNCIA

Apresentação dos trabalhos confeccionados na sala de aula com explicações dos poemas,adivinhas,parlenda,o que o que é,dramatização,dança,cantigas de roda e brincadeiras folclóricas. 

VIII – RESULTADOS ESPERADOS:

Os resultados previstos para este projeto visa despertar nos alunos o valor educativo do folclore, possibilitar ao educando aprender  com os exemplos das lendas de sua cidade e das suas  tradições, adquiram o gosto pela leitura, produzindo textos orais e escritos, bem como exercitado o pensamento lógico ,divergente , o raciocínio lógico etc.

Esperamos que os alunos do quinto ano do ensino fundamental , ao final do processo, conheçam as múltiplas possibilidades da utilização do hiperlink para o aprofundamento de seus conhecimentos e os riscos do afastamento do tema central proposto, assim como a sempre possível retomada à pesquisa inicial, no caso de se ‘perder na navegação livre’ através dos links.Também espera-se que os alunos utilizem o editor Write e criem conexões através de hipertextos nos textos produzidos por eles.

IX- AVALIAÇÃO:

A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa

X- BIBLIOGRAFIA:

AZEVEDO, Ricardo. Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto.

FITTIPALDI, Ciça. O Homem que Casou-se com a Sereia.

LACERDA, Edith. Brinquedoteca Carretel da Folia.

Revista Ciências Hoje das Crianças nºs 94 e 106.

Webliografia:

WWW.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/simpatias.

HTTP://sitededicas.uol.com.br/fabula

ANEXOS

Relatório

O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas com as turmas dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental da EMEF Tito dos Santos Neves no município de Nova Venécia – ES.

Iniciamos o projeto lendo algumas lendas folclóricas e mitos, os alunos se entusiasmaram e começaram a pesquisar mitos, lendas e personagens em casa. Depois partimos para a pesquisa centralizada onde cada aluno escolheu seu personagem e fez a pesquisa onde ele colocava a característica do personagem e em algumas turmas o local do acontecimento e região. 

Depois dos alunos já terem lido bastante sobre os personagens explicamos o que significava o termo folclore e a sua importância nos dias de hoje. Qual a importância de passar essas crenças com significado de saber tradicional de um povo.

Assim, o projeto finalizou com a culminância onde os alunos mostraram os seus trabalhos prontos no pátio e em sala de aula explicando seus cartazes, musicas, parlendas, adivinhas, trava-língua, brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas. Como profissionais da educação nos sentimos satisfeitos, pois nós educadores sabemos o quanto é difícil trabalhar projetos na sala de aula, mas com certeza o trabalho com projetos é excelente e com cada tema um viver diferente, um conhecimento diferente e um aprendizado diferente. Só temos a agradecer as pessoas que nos ajudaram na conclusão do nosso projeto, pois somos bastante audaciosas e procuramos todos os profissionais, a pedagoga as colegas professoras, coordenadora e diretora. E não poderia deixar de agradecer imensamente a comunidade escolar e nossos queridos alunos que fizeram desse projeto um aprendizado grandioso. 

Lucia

Elaine

Maria Otília

Ângela

Léia

Geuzila

Waldimara

 

palavras cruzadas

aaaaaaaaaaaa

bbbbbbbbb

cccccccc

dddd

 

UMA PULGA

NA BALANÇA
DEU UM PULO
E FOI A FRANÇA

------------------------------------

ERA UMA BRUXA
À MEIA-NOITE
EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO

-------------------------------------

CHUVA E SOL,
CASAMENTO DE ESPANHOL
SOL E CHUVA
CASAMENTO DE VIÚVA

-------------------------------------

TÁ COM FRIO?
TOMA BANHO NO RIO
TÁ COM CALOR?
TOMA BANHO DE REGADOR

-------------------------------------

DEDO MINDINHO
SEU VIZINHO,
MAIOR DE TODOS
FURA-BOLOS
CATA-PIOLHOS.

-------------------------------------

REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

O PAPAGAIO COME MILHO.
PERIQUITO LEVA A FAMA.

CANTAM UNS E CHORAM OUTROS
TRISTE SINA DE QUEM AMA.
-UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ,
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO,
CINCO, SEIS, FALAR INGLÊS,
SETE, OITO, COMER BISCOITO,
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
-EU SOU PEQUENA,
DA PERNA GROSSA,
VESTIDO CURTO,
PAPAI NÃO GOSTA
-POR DETRÁS DAQUELE MORRO,
PASSA BOI, PASSA BOIADA,
TAMBÉM PASSA MORENINHA,
DE CABELO CACHEADO
-TROPEIRO FALA DE BURRO,
VAQUEIRO FALA DE BOI,
JOVEM FALA DE NAMORADA,
VELHO FALA QUE FOI.
-ERA UMA BRUXA
À MEIA-NOITE
EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO
-A SEMPRE-VIVA QUANDO NASCE,
TOMA CONTA DO JARDIM
EU TAMBÉM QUERO ARRANJAR
QUEM TOME CONTA DE MIM
-BATATINHA QUANDO NASCE,
SE ESPARRAMA PELO CHÃO,
MAMÃEZINHA QUANDO DORME,
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

- HOMEM COM HOMEM
MULHER COM MULHER
FACA SEM PONTA
GALINHA SEM PÉ
- ENGANEI UM BOBO
NA CASCA DO OVO!
- ZÉ CAPILÉ!
TIRA BICHO DO PÉ
PRA TOMAR COM CAFÉ!
- COCO PELADO
CAIU NO MELADO
QUEBROU UMA PERNA
FICOU ALEIJADO


-UNI, DUNI,TÊ
UNI, DUNI, TÊ,
SALAMÊ, MINGÜÊ,
UM SORVETE COLORÊ,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!


- O COCHICHO
QUEM COCHICHA,
O RABO ESPICHA,
COME PÃO
COM LAGARTIXA


- REI CAPITÃO
REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

- FUI À FEIRA
FUI À FEIRA COMPRAR UVA. ENCONTREI UMA CORUJA,
PISEI NO RABO DELA.
ELA ME CHAMOU DE CARA SUJA


-OS DEDOS
DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
PAI DE TODOS,
FURA BOLO,
MATA PIOLHO..

- BATATINHA QUANDO NASCE
SE ESPARRAMA PELO CHÃO.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

- CHUVA E SOL, CASAMENTO
DE ESPANHOL.
SOL E CHUVA, CASAMENTO
DE VIÚVA.

- MEIO DIA
MEIO DIA,
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA.
MACACO TORRADO,
QUE VEM DA BAHIA,
FAZENDO CARETA,
PRA DONA SOFIA.

- PAPAGAIO LOURO
PAPAGAIO LOURO
DO BICO DOURADO
LEVA ESSA CARTINHA
PRO MEU NAMORADO
SE TIVER DORMINDO
BATE NA PORTA
SE TIVER ACORDADO
DEIXE O RECADO.

- BOTEQUIM
FUI AO BOTEQUIM
TOMAR CAFÉ.
ENCONTREI UM CACHORRINHO
DE RABINHO EM PÉ.
SAI PRA FORA, CACHORRINHO,
QUE EU TE DOU UM PONTAPÉ!

ANDANDO PELO CAMINHO
FUI ANDANDO PELO CAMINHO.
ÉRAMOS TRÊS,
COMIGO QUATRO.
SUBIMOS OS TRÊS NO MORRO,
COMIGO QUATRO.
ENCONTRAMOS TRÊS BURROS,
COMIGO QUATRO.
-

 PERNA DE PATO
ENTROU PELA PERNA DO PATO,
SAIU PELA PERNA DO PINTO.
O REI MANDOU DIZER
QUE QUEM QUISER
QUE CONTE CINCO:
UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO
-PINTO PELADO
PINTO PELADO
CAIU DO TELHADO,
PERDEU UMA PERNA,
FICOU ALEIJADO

-A MULHER MORREU
LÁ NA RUA VINTE E QUATRO,
A MULHER MATOU O GATO, COM A SOLA DO SAPATO,
O SAPATO ESTREMECEU A MULHER MORREU O CULPADO NÃO FUI EU.
-LA EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU, MORREU
O AZAR FOI SEU.
-SALADA, SALADINHA
BEM TEMPERADINHA
COM SAL, PIMENTA
UM, DOIS, TRÊS.
- CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?
O GATO COMEU
CADÊ O GATO?
NO MATO
CADE O MATO?
O FOGO QUEIMOU
CADÊ O FOGO?
A ÁGUA APAGOU
CADÊ A ÁGUA?
O BOI BEBEU
CADÊ O BOI?
AMASSANDO O TRIGO
CADÊ O TRIGO?
A GALINHA ESPALHOU
CADÊ A GALINHA?
BOTANDO OVO
CADÊ O OVO?
O PADRE BEBEU
CADÊ O PADRE?
REZANDO MISSA
CADÊ A MISSA?
TÁ NA CAPELA
CADÊ A CAPELA?
TA AQUI.........

-BÃO BALALÃO
BÃO, BABALÃO,
SENHOR CAPITÃO,
ESPADA NA CINTA,
GINETE NA MÃO.
EM TERRA DE MOURO
MORREU SEU IRMÃO,
COZIDO E ASSADO
NO SEU CALDEIRÃO
OU
BÃO-BALALÃO!
SENHOR CAPITÃO!
EM TERRAS DE MOURO
MORREU MEU IRMÃO,
COZIDO E ASSADO
EM UM CALDEIRÃO;
EU VI UMA VELHA
COM UM PRATO NA MÃO,
-QUEM É?
É O PADEIRO
E O QUE QUER?
DINHEIRO
PODE ENTRAR
QUE EU VOU BUSCAR
O SEU DINHEIRO
LÁ EMBAIXO DO TRAVESSEIRO
-O MACACO FOI Á FEITA
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESCORREGOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR

- SAPO
EU VI UM SAPO, PÓ NA BEIRA DO RIO, RIO, RIO NÃO ERA SAPÃO, PÃO, PÃO, NEM PERERECA, CÁ ERA O (...JOÃO) SÓ DE CUECA, CÁ , CÁ.

-PEDRINHA
PISEI NA PEDRINHA,
A PEDRINHA ROLOU
PISQUEI PRO MOCINHO,
MOCINHO GOSTOU
CONTEI PRA MAMÃE
MAMÃE NEM LIGOU
CONTEI PRO PAPAI,
CHINELO CANTOU.

 

 

NOME: _______________________DATA :____________

                                                         Você sabe o que é folclore?

Você sabe o que é folclore?

Pois, agora, eu vou falar.

Tem a ver com a cultura

E tudo o que é popular.

As comidas e as artes

As histórias pra contar

Remédios, simpatias

E os brinquedos e o brincar.

Tem coisas maravilhosas

Que nem dá pra acreditar.

Os doces deliciosos

E as cantigas de ninar.

1- ESCREVA OS NOMES DE ALGUNS DOS MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO:

curupirasereiasaci

______________  ____________________    _________________

cucamulaboto

_____________   ________________      __________________

2- VOCÊ CONHECE MAIS ALGUM? DESENHE E ESCREVA SEU NOME:

___________________________________________________

eeeeee

11111    Lendas – Professora Geuzila

22222

Lendas - Professora Angela

3333

Lendas – Professora Geuzila

4444

Dobraduras – Professora Geuzila

5555

Brincadeiras – Professora Geuzila

6666

Modelagem dos personagens do folclore em argila – Maria Otília

7777

Lendas – Professores do 1º ao 5º ano

8888

Digitação do Projeto - Elaine

9999

Músicas / Coreografias – Professora Léia

1010

Música / Coreografia – Professora Waldimara

1111111

Sugestão de Atividade – Professora Noemia